Considerando as discussões atuais sobre a relação entre a psicopedagogia e a educação, o diálogo pode resultar em “ações educativas diferenciadas que considerem o momento histórico atual como uma ponte entre o passado e o futuro, num processo de romper e dar continuidade à história". (BARBOSA, 2006) Considere as proposições abaixo:
I- A psicopedagogia nasceu no Brasil, no final da década de 70 e início da década de 80, como uma especialidade, tendo como objeto de estudo a aprendizagem e o sujeito que aprende, atuando numa perspectiva interdisciplinar, objetivando colaborar com a escola.
II- A psicopedagogia surgiu da preocupação do educador em compreender individualmente as dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
III- O diálogo entre a psicopedagogia e a educação contribui para avançar a prática educativa, a pesquisa na referida área de estudo e na ação psicopedagógica.
Está(ão) CORRETA(s) somente
A psicopedagogia, por ser um campo interdisciplinar, pode contribuir, seja no sentido de promover a aprendizagem ou mesmo tratar os distúrbios de aprendizagem. Esses objetivos podem ser instalados na própria instituição, a qual cumpre algumas funções específicas.
Quais as suas funções que se destacam como VERDADEIRA (v) ou FALSA (f):
( ) Socializar os conhecimentos disponíveis.
( ) Promover exclusivamente o desenvolvimento cognitivo.
( ) Promover o desenvolvimento social.
( ) Promover o desenvolvimento afetivo.
( ) Não considera a construção de regras de conduta e normas.
Destaque a sequência CORRETA:
Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica em embasamento teórico, pois os aspectos conceituais dão o suporte à prática do ensinar e aprender. A psicopedagogia recorre a outras áreas. Julgue, sobre o assunto, as proposições abaixo:
I- Para Paín (1987) “nesse lugar do processo de aprendizagem coincidem um momento histórico, um organismo, uma etapa genética da inteligência e um sujeito associado a tantas outras estruturas teóricas, de cujas engrenagens se ocupam e preocupam a epistemologia, referimo-nos ao materialismo histórico, à teoria piagetiana da inteligência e à teoria psicanalítica de Freud, enquanto instauram a ideologia, a operatividade e o inconsciente".
II- Para Fernández (1985) “La epistemologia genética, así como el psicanalisis, som necessários para la teoria psicopedagógica". Portanto, tais teorias se confundem e se misturam.
III- Para Visca (1987) “A psicopedagogia foi se perfilando como um conhecimento independente e complementar, por assimilação recíproca das contribuições das escolas psicanalíticas, piagetianas e da psicologia social de Pichón-Rivière".
IV- As áreas destacadas de conhecimento respondem especificamente à problemática da aprendizagem humana, porém não fornecem meios para refletir cientificamente e operar no campo psicopedagógico.
Estão CORRETAS apenas