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Fernandes (2004), ao tratar da Educação do Campo, afirma que esta compreende uma nova concepção do rural, não mais como lugar de atraso, mas de produção da vida em seus mais variados aspectos: culturais, sociais, econômicos e políticos. Compreende, também, diferentes povos do campo, como os indígenas e quilombolas. Tal compreensão está alicerçada na prática pedagógica libertadora proposta por Paulo Freire. Associe a segunda coluna relacionado-a aos termos apresentados na primeira:

1 Educação bancária.

2 Temas gerados.

Segundo Moreira (2006), a escola é o espaço de concretização do currículo. Este é o instrumento central pelo qual ocorre a promoção da qualidade do ensino. O currículo é o “coração da escola". Todas as suas ações giram em torno dele. No que se refere ao currículo, é CORRETO afirmar que

Analise as afirmações abaixo com relação aos livros didáticos da Educação do Campo.

I- A defesa de livros específicos para escolas rurais, e mais recentemente para escolas localizadas em áreas rurais, é uma questão quase coloca como um dos grandes desafios na atualidade.

II- A existência do PNLD-Campo se configura como uma aproximação da problemática e nos faz compreender que esse é um importante avanço para a produção e seleção de livros didáticos específicos para as escolas do campo.

III- O PNLD-Campo tem por objetivo resolver o problema de educação da população camponesa. Mesmo com o compromisso dos governos, dos últimos séculos, com tais finalidades e questões, ainda existem cerca de 23,2% das pessoas que vivem no campo que não sabem ler nem escrever.

Está(ão) CORRETA(s)

Refletindo acerca da educação escolar no meio rural brasileiro estabelecendo interface com os direitos humanos, analise as afirmativas que seguem e coloque V para verdadeira e F para falsa.

( ) Uma educação em direitos humanos não somente proporciona conhecimentos sobre os direitos humanos e os mecanismos para protegê-los, mas, além disso, proporciona condições necessárias para a promoção e defesa destes na vida cotidiana.

( ) A educação em direitos humanos é entendida como uma possibilidade de combate a todas as formas de intolerância, desrespeito, discriminação contra as pessoas e de violação dos direitos humanos.

( ) A discussão da temática de direitos humanos no campo da educação é imprescindível na perspectiva da construção de uma cultura de direitos humanos para todos (homens, mulheres, negros, negras, pobres, ricos, populações do meio urbano e do meio rural...), especialmente por meio de espaços democráticos de debate dentro e fora da escola, que privilegiem uma sociedade inclusiva e humanizadora.

( ) A educação em direitos humanos deve levar à compreensão do sujeito do campo como um sujeito atrasado e rude. Nesse contexto, o personagem “Jeca Tatu", criado por Monteiro Lobado para indicar o caipira da região rural de São Paulo relegado pelo Estado, foi inculcado no imaginário social brasileiro para se referir ao sujeito do campo como “miserável", “pobre" e “desleixado".

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação ao currículo contextualizado da Educação do Campo.

( ) O currículo contextualizado exige uma postura de ruptura. Para contextualizar é necessário romper com as grandes narrativas da ciência e da pedagogia moderna, que são os princípios da formalidade abstrata e da universalidade da concepção tradicional e colonizadora da educação.

( ) Pensar a perspectiva da contextualização é pensar um currículo que estabeleça o diálogo entre o conhecimento escolar e as possibilidades concretas do meio social no qual a escola se situa.

( ) A educação do campo, enquanto paradigma, nos convida a olhar o currículo na perspectiva da descolonização e valorização das culturas e saberes historicamente silenciados.

( ) A proposta de educação na perspectiva do currículo contextualizado assume o desafio de pensar o campo na perspectiva da contextualização, dispensando o aluno de pensar, também, as cidades, já que estas não fazem parte da sua realidade.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, exaustiva. Tenta, pois, o diálogo com outras fontes do saber, deixando-se irrigar por elas. (Fazenda, 2001). Analise as afirmações abaixo com relação à interdisciplinaridade:

I- Os professores apresentam dificuldades para desenvolver a interdisciplinaridade, pois a sua formação foi disciplinar e fechada. A interdisciplinaridade é um conceito que se apresenta à formação de professores, que necessita ser compreendido.

II- A interdisciplinaridade acontece na escola, no momento em que professores não conseguem interligar os conteúdos e os conhecimentos, e não se permitem estabelecer diálogos com os colegas e com as outras áreas do conhecimento.

III- A interdisciplinaridade pressupõe, em primeiro lugar, um intenso diálogo, é através da conversa e da troca que iremos nos conhecer, conhecer nossas práticas e permitir pensar as possibilidades de um trabalho coletivo. A interdisciplinaridade pressupõe coletividade e diálogo.

Está(ão) CORRETA(s)

A Educação do Campo, em sua base de origem, é uma construção formada na experiência dos movimentos sociais em luta pela reforma agrária, que a partir de processos não escolares conformaram uma proposta de política pública, de formação integral de amplo alcance. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à Educação do Campo.

( ) A Educação do Campo, segundo Roseli Caldart (2012), nomeia um fenômeno da realidade brasileira atual, protagonizado pelos trabalhadores do campo e suas organizações, com o objetivo de incidir sobre a política de educação desde os interesses sociais das comunidades camponesas.

( ) Na sociedade capitalista, a escola tem favorecido os setores menos favorecidos. Sua participação na reprodução do capital vem ajudando a manter, dentre outras, a questão Agrária no país; esta que evidencia a apropriação privada da terra por uma maioria, que se tornou privilegiada.

( ) A ampliação da Educação do Campo, com o sentido estratégico que compõe sua origem, exige a participação efetiva e permanente dos Movimentos Sociais do Campo, que pela realização das lutas ressignifiquem e deem consistência aos conteúdos aprendidos e ensinados.

( ) A importância estratégia dos Movimentos Sociais nos processos educativos comprometidos com a transformação está associada ao papel da escola, considerando a sua participação no movimento que desencadeia mudanças na correlação de forças definidoras do desenvolvimento das energias produtivas e das relações de produção.

Marque a sequência CORRETA:

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos saberes da docência na área da educação do campo.

( ) Tardif (2006) salienta a importância do acolhimento da experiência coletiva e individual do professor para a construção dos saberes docentes. Para esse autor, os saberes docentes são incorporados às experiências coletiva e individual sob a forma de habitus e de habilidade de saber, saber fazer e saber ser, representando a cultura docente em ação.

( ) Um dos problemas que impossibilitam a incorporação da vida campesina, da identidade do campo, da vida, história, memória, saberes e lutas do sujeito do campo no interior da escola, como parte da práxis pedagógica, é o fato de o próprio docente não ter reconhecido o seu saber, suas memórias, sua vida e experiências, sua autoria e criatividade profissional, pois são regidos a uma conformação de identidade que o homogeneíza.

( ) O saber do cotidiano e da realidade, na qual está inserido o educando, não necessita fazer parte da formação do professor. Este é o único conhecimento que pode ficar ausente da formação. O conhecimento das políticas do campo é suficiente para dar a competência ao professor para atuar no meio socioeducativo dos educandos.

( ) A realidade de exclusão em que se situam, ainda hoje, os educadores do campo determina, de antemão, os limites do ensinar e do aprender nesse contexto.

Assinale a sequência CORRETA:

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação às políticas de Educação do Campo.

( ) As lutas dos trabalhadores rurais por política de educação foram iniciadas com o PRONERA.

( ) As ações de Educação do Campo realizadas pelo PRONERA chegavam aos Estados e Municípios, basicamente através de convênios e parcerias envolvendo Secretarias de Educação, universidades públicas e comunitárias e movimentos sociais.

( ) Após a instituição da SECADI, os Estados e Municípios passaram a ser envolvidos em ações de Educação do Campo pela mesma dinâmica que compõe o modo de produção de política educacional realizado pelo MEC, demarcada na estrutura e funcionamento do “sistema" educacional e orientada pelo disposto na Lei 9394 de 1996.

( ) A operacionalização da política de Educação do Campo vem se configurando em uma tarefa de fácil realização vez que o Brasil se constitui em uma nação de natureza agrária. Tal característica facilita o processo por contarmos com questões estruturais já existentes, tais como as de natureza técnica, política e teórica.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

A Educação do Campo ganha um novo sentido, quando associada a um movimento social que defende a educação articulada com a criação de condições materiais para a vida no campo. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos movimentos sociais e à Educação do Campo.

( ) Pensar um projeto de educação do campo pressupõe a sua sustentabilidade em termos econômicos, sociais e culturais.

( ) Os movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, têm um projeto educacional que está associado a um projeto político de transformação social.

( ) Os movimentos sociais do campo, entre eles o MST, têm pressionado não só pela Reforma Agrária e por uma política agrícola que viabilize a pequena produção no campo, mas também por uma educação e escolarização para uma população historicamente alijada das políticas públicas.

( ) Os movimentos sociais têm buscado fazer um trabalho especial com a juventude, que precisa estudar, trocar experiências e se qualificar para atuar nos meios urbanos, já que necessitam sair do campo para melhorarem as suas vidas.

Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Conforme Delgado (2005), a questão agrária no Brasil, desde os anos 1960, é gerida no sentido da adoção de melhorias técnicas com o intuito de aumentar a oferta de alimentos. Neste sentido, é CORRETO afirmar:

A Educação destinada aos povos que habitam no campo se constitui, para os Movimentos Sociais do Campo, estudiosos e pesquisadores, uma problemática a ser superada. Estes buscam entender os processos educativos, na diversidade de dimensões que constitui o homem e o lugar/território do homem no campo. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação à formação docente para a educação do campo.

Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:

A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes a sua realidade, ancorando-se na sua temporalidade e saberes próprios dos estudantes (MEC,2002)

Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:

O MST tem seu marco inicial em 1979, em Cascavel (PR), na qual centenas de trabalhadores rurais decidiram fundar um Movimento Social Camponês, autônomo, que lutasse.

É a partir de uma proposta de Educação que considere a pluralidade de valores e vivências com vistas à promoção do diálogo entre a igualdade e a diferença que a Educação do Campo é compreendida. Associe as duas colunas, relacionando Educação do Campo e Educação Rural aos conceitos apresentados.

1 Educação do Campo.

2 Educação Rural.

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