Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q623362

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

Carregando...
Q623355

No enunciado: “Se há uma coisa sobre a qual analistas concordam no Brasil, é ...", a preposição que rege o pronome relativo poderia ser substituída, promovendo uma melhor estruturação da oração adjetiva.

Relacionamos abaixo algumas paráfrases correspondentes:

I- “Se há uma coisa em que analistas concordam no Brasil, é ..."

II- “Se há uma coisa cujos analistas concordam no Brasil, é ..."

III- “Se há uma coisa que na qual analistas concordam no Brasil, é ..."

IV- “Se há uma coisa com a qual analistas concordam no Brasil, é ..."

V- “Se há uma coisa onde analistas concordam no Brasil, é ..."

Está (ao) CORRETA(s) apenas a(s) paráfrase(s)

Carregando...
Q623350

Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que

Carregando...
Q623361

No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:

I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.

II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.

III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.

IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.

V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.

É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas

Carregando...
Q623359

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

Carregando...
Q623354

O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.

(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas

(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF

(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras

(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina

(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade

( ) esse fenômeno global

( ) Nesse contexto

( ) esse fenômeno

( ) a desconfiança

( ) Esse desencantamento

A sequência CORRETA é:

Carregando...
Q623360

No período abaixo exposto, que é o subtítulo do ensaio “A LUTA NAS EMPRESAS", uma estrutura se apresenta na voz passiva analítica:

Carregando...
Q623358

Nos períodos abaixo estão em destaque orações que contribuem para a sequenciação lógica das ideias, promovendo, pois, a coerência textual:

I- Apesar de todos os participantes do estudo se mostrarem inicialmente saudáveis, os que estavam obesos apresentaram um risco de 96% maior de desenvolver “falência" cardíaca, 50% maior de apresentar doença nas coronárias e 7% maior de ter um acidente vascular cerebral. [...]

II- Para muitos especialistas, não adianta apenas monitorar diabetes, colesterol e hipertensão arterial sem buscar reduzir o peso de quem está obeso.

III- Para tentar controlar a obesidade, ainda não se inventou nada melhor que a combinação de uma alimentação adequada com o aumento da prática de atividades físicas.

IV- O médico pode optar por tratamentos complementares, mas a mudança de estilo de vida é central nessa história.

Marque a alternativa que apresenta o tipo de relação lógico-semântica inferido da combinação das orações:

Carregando...
Q623353

Um dos recursos de coesão textual responsáveis por retomar termos ou expressões precedentes é o emprego de pronomes relativos, alguns deles vindo antecedidos de preposição necessária. Tendo isso em vista, estabeleça a conexão entre as informações no texto a seguir, utilizando esse recurso.

A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas com os pronomes relativos é:

Carregando...
Q623357

Nos períodos abaixo listados, todas as orações em destaque são subordinadas. Mas em apenas um deles consta uma oração subordinada adjetiva, a saber:

Carregando...
Q623352

Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:

- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.

- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.

I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).

II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)

III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).

IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).

Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas

Carregando...
Q623364

A charge a seguir, publicada no período em que foi divulgado o preço cobrado nas clínicas particulares pela vacina da dengue, denuncia, através do diálogo entre os personagens, a dificuldade de quem precisa de tratamento, mas não tem condição de custeá-lo.

Com base na análise do segundo enunciado presente na charge, deduzimos que

I- existe uma falha estrutural no segundo enunciado, em virtude de a vírgula ter sido usada para separar o sujeito do predicado.

II- a vírgula presente no segundo enunciado é usada para marcar a supressão da forma verbal.

III- a opção pelo uso do verbo “cobrar" no subjuntivo sinaliza a possibilidade da existência de clínicas em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais, mesmo que ela não seja encontrada.

IV- o uso do verbo “cobrar" no presente do indicativo seria também adequado ao contexto, dada a existência de uma só clínica em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais.

Dentre as proposições acima podemos afirmar que está(ão) CORRETAS apenas as proposições:

Carregando...
Q623363

O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:

A respeito da combinação das palavras, deduz-se que

I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.

II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.

III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.

É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):

Carregando...
Q623351

Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:

Carregando...
Q623356

Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações

I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.

II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.

Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282