Tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas, respondendo aos inevitáveis apelos de uma cultura grafocêntrica. Tais ideias estão atreladas aos conceitos de alfabetização e de letramento. Associe a segunda coluna relacionando-a aos termos apresentados na primeira:
1 Alfabetização.
2 Letramento.
( ) Estado ou condição que assume o indivíduo que sabe ler e escrever.
( ) Estado ou condição do indivíduo que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
( ) Entendida como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafem as. A consciência fonológica que permite aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases) é suficiente para os indivíduos participarem das práticas sociais letradas.
( ) É a capacidade de informar-se através da leitura, de buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama.
A sequência CORRETA dessa associação é
De acordo com o Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as afirmações abaixo com relação à garantia de prioridade prevista no ECA: I- Em caso de acidentes e catástrofes naturais, os primeiros a serem socorridos e receberem cuidados médicos devem ser as crianças e os adolescentes. II- Todos os serviços públicos ou de relevância pública devem se adequar ao atendimento prioritário (e em regime de prioridade absoluta) a crianças e adolescentes, para tanto melhor organizando as estruturas já existentes e/ou criando novas, contratando e capacitando pessoal etc. III- A garantia de prioridade absoluta à criança e ao adolescente já começa quando da elaboração das políticas sociais básicas (saúde, educação, habitação, saneamento etc) Está(ão) CORRETA(s)
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos objetivos de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ( ) Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a em ação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas ( ) Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias. ( ) Tomar o aluno exigente e crítico em relação à própria produção, justamente porque nesse momento de seu desenvolvimento já pode compará-la, de modo mais sistemático, às do círculo de produção social ao qual tem acesso. ( ) Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista. Marque a sequência CORRETA:
A pedagogia de Projetos pode ser definida como um método pelo qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. É o ensino através da experiência. Analise as afirmações abaixo com relação à Pedagogia de Projetos (PP)-
I- APP coloca o aluno em contato com algum projeto concreto em que esteja interessado e em que planeje o empreendimento, colha as informações e, finalmente, leve a efeito os seus planos.
II- No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
III- Uma das principais características de um trabalho educativo realizado por projetos é a intencionalidade. Todo projeto deve ser orientado por objetivos claros e definidos antecipadamente pelo professor de forma inflexível e austera.
Está(ão) CORRETA(S)
A Lei no 11.114, de 16 de maio de 2005, determina que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos filhos no Ensino Fundamental aos seis anos de idade. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação às intenções da determinação legal de implantar o Ensino Fundamental de nove anos.
( ) Oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.
( ) Ser polo gerador e irradiador de conhecimento e cultura, contribuindo para reconstruir a organização da comunidade pelos seus próprios atores. Passar conhecimento às gerações que não tiveram acesso à escola no tempo certo.
( ) Contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, que desde o início de sua vida apresenta ritmos e maneiras diferentes para realizar toda e qualquer aprendizagem -andar, falar, brincar, comer com autonomia, ler, escrever etc.., com o apontam as contribuições das ciências humanas.
( ) Transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da primeira série do Ensino Fundamental, concebendo uma nova estrutura de organização dos conteúdos em um Ensino Fundamental de nove anos, considerando o perfil de seus alunos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:
No ensino de Matemática do Ensino Fundamental, as atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação aos objetivos de matemática para o segundo ciclo do Ensino Fundamental.
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à função social da escola.
( ) A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tomar um cidadão, participativo na sociedade em que vive.
( ) A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência, das artes e das letras.
( ) Mesmo sem uma infraestrutura adequada para o recebimento dos alunos, a escola necessita cumprir com a sua função, seguindo um modelo segregado e homogêneo de educação.
( ) A escola representa a Instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Nesse sentido, a sua função deve ser restrita ao ensino de matemática, português, história, geografia ciências naturais e demais disciplinas. As questões culturais, afetivas e históricas devem ficar a cargo da família.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA
Assinale a alternativa que completa o sentido do enunciado que segue: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de
Os PCNs, ao tratar do ensino de História, afirmam que os conhecimentos históricos tornam-se significativos para os alunos quando contribuem para que eles reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades de tempos e espaços diferentes. Associe as duas colunas, relacionando o ensino de história com: 1 Documentos 2 Problematizações 3 Leitura e interpretação de fontes bibliográficas 4 O tempo ( ) A abordagem dos conteúdos insere-se numa perspectiva de questionamentos da realidade organizada no presente, desdobrando-se em conteúdos históricos, que envolvem explicitações e interpretações das ações de diferentes sujeitos, da seleção e organização de fatos e da localização de informações no tempo histórico. ( ) São fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas e comparadas. ( ) Leitura crítica de produções de conteúdos históricos, distinguindo contextos, funções, estilos, argumentos, pontos de vista, intencionalidades. ( ) É um dos conceitos mais complexos de entendimento. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume, tanto no campo da realidade natural e física como nas criações culturais humanas. A sequência CORRETA dessa associação é:
Segundo os PCNs de Língua Portuguesa, o trabalho com produção de textos na escola tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue: De acordo com Libâneo (1998), a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, afim de
As Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas. Associe as duas colunas, relacionando as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental aos conceitos apresentados. (1) As escolas deverão estabelecer, como norteadores de suas ações pedagógicas. (2) Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais. (3) As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, com o consequência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes. (4) Em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. ( ) Os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum ( ) Indicam a necessidade imperiosa de se considerar, no processo educacional, a indissociável relação entre conhecimentos, linguagem e afetos, como constituinte dos atos de ensinar e aprender. ( ) Esta articulação permitirá que a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada atendam ao direito de alunos e professores terem acesso a conteúdos mínimos de conhecimentos e valores, facilitando, desta forma, a organização, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas das escolas. ( ) E uma diretriz para a Educação Nacional, no sentido do reconhecimento das diversidades e peculiaridades básicas relativas ao gênero masculino e feminino, às variedades étnicas, de faixa etária e regionais e às variações sócio/econômicas, culturais e de condições psicológicas e físicas, presentes nos alunos de nosso país. A sequência CORRETA dessa associação é