Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q642634

O desenvolvimento e a correta formulação de uma forma farmacêutica requerem o conhecimento das características físicas, químicas e biológicas de todas as substâncias ativas e adjuvantes a serem usadas na preparação. O fármaco e os excipientes devem ser compatíveis uns aos outros para produzir um medicamento que seja estável, eficaz, atrativo, fácil de administrar e seguro. Allen-Jr L. V., Popovich N. G., Ansel H. C. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 4. Editora Artmed, 8' Edição- Porto Alegre, 2007.

Sobre as formas farmacêuticas é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q642639

Em 1995,Amidon e colaboradores propuseram a criação do Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB), que trouxe grandes avanços para a área da biofarmácia. Assinale a alternativa, CORRETA quanto à classe de fármacos pertencente ao SCB.

Carregando...
Q642641

Os anticoncepcionais orais combinados (AO C) são pílulas que contêm baixas doses de dois hormônios (um progestógeno e um estrógeno) similares aos hormônios naturais progesterona e estrógeno existentes no corpo da mulher. Os AOC funcionam basicamente impedindo a liberação de óvulos pelos ovários (ovulação).

Sobre esse tipo de medicamento, julgue as afirmativas abaixo:

I- O uso correto desses medicamentos acarreta um a prevenção na gravidez com uma eficácia teórica de 99 ,9%.

11- As pílulas monofásicas apresentam quantidades fixas de estrógeno e progestógeno em todas as pílulas da cartela.

III- As preparações bifásicas e trifásicas fornecem 2 ou 3 pílulas diferentes, que contêm quantidades variáveis de ingredientes ativos para serem tomadas em diferentes momentos do ciclo de 21 dias.

IV- O uso contínuo por muitos anos desse tipo de contraceptívo acarreta uma contracepção mesmo após a suspensão do seu uso por aproximadamente 3 meses.

Está(ão) CORRETA( s) apenas a( s) afirma ti v a( s) :

Carregando...
Q642646

Aautomedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta um a ação que favorece a automedicação:

Carregando...
Q642638

Dissolução é o processo no qual uma substância sólida entra em solução, ou seja, se dissolve. A velocidade de dissolução é crítica para a absorção de fármacos administrados por meio de medicamentos, tanto de uso humano como veterinário. É uma propriedade importante que influencia a velocidade e extensão da disponibilidade in vivo. Storpirtis S., Gonçalves J. E., G ai M. N. Ciências Farmacêuticas. Biofann acotécnica. Capítulo 7. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2009.

Atualmente, a maior parte das agências regulatórias está recomendando o teste de dissolução para a maioria das formas farmacêuticas novas ou que utilizem tecnologias ou excipientes novos ou não muito conhecidos. Entre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta apenas formas farmacêuticas em que NÃO é necessário fazer os testes de dissolução.

Carregando...
Q642640

A validação de métodos analíticos tem como objetivo demonstrar que o método é apropriado para a finalidade pretendida, seja ela qualitativa, semiquantitativa e/ou quantitativa de fármacos e outras substâncias em produtos farmacêuticos_ Esses métodos são regidos no Brasil pela Resolução-RE N' 899, de 29 de maio de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Sobre PRECISÃO de um método analítico é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q642645

Medicamentos isentos de prescrição (MIPs) não apresentam tarja vermelha ou preta e não requerem apresentação de prescrição para serem dispensados_ De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), MIP é aquele cuja dispensação está destinada a condições que não necessitam de um diagnóstico preciso, também chamadas de transtornos menores. Correr c_ J., Otuki M_ F_ A prática farmacêutica na farmácia comunitária_ Editora Artmed · Porto Alegre, 2013.

Para um medicamento se enquandar em MIPs, ele deve apresentar algumas características predefinidas.

Assinale a alternativa em que a característica NÃO é de um MIP.

Carregando...
Q642637

A Figura abaixo mostra uma curva de Calorimetria Exploratória Diferencial (D SC) de um fármaco, um excipiente e da mistura binária 1:1 entre eles.

Tomando como base a Figura acima, assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q642644

O reagente de Dragendorff é usado em testes colorimétricos para a detecção de substâncias em uma determinada amostra_ Na presença desses compostos, dá-se a formação de precipitados alaranjados, cuja cor varia de acordo com o tipo de composto (desde amarelo a vermelho acastanhado)

Assinale a alternativa que apresenta a substância que pode ser detectada por esse teste:

Carregando...
Q642636

A Figura abaixo mostra um gráfico de concentração do fármaco no organismo em uma quantidade de tempo de três tipos diferentes de formas farmacêuticas administradas pela via oral.

Tomando como base a Figura acima, assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q642643

Os antibióticos são utilizados para o tratamento das mais diversas infecções provocadas por bactérias, que podem atingir o pulmão, a pele, os olhos, as vias aéreas superiores, o ouvido, etc.. Com isso, várias classes de antibióticos foram desenvolvidas para o tratamento dos mais diversos tipos de infecções.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS antibióticos beta-lactâmicos:

Carregando...
Q642648

A Resolução no 586, de 29 de agosto de 2013 (Conselho Federal de Farmácia, 2013), regulamenta a prescrição farmacêutica e dá outras providências.

Com relação às prescrições farmacêuticas assinale a alternativa CORRETA

Carregando...
Q642635

Os sistemas de liberação transdérmica de fármacos são desenvolvidos para induzir a passagem de substâncias ativas através da superfície da pele e suas diversas camadas até atingir a circulação sistêmica. Allen-Jr L. V., Popovich N. G.,Ansel H. C. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 11. EditoraArtmed, 8' Edição- Porto Alegre, 2007.

Sobre estes sistemas é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q642642

As diabetes tipo I e II apresentam tratamentos diferentes quanto aos medicamentos utilizados_ Um paciente com diabetes tipo I trata-se com insulina, enquanto para os pacientes com diabetes tipo II o tratamento inicial normalmente é apenas com hipoglicemiantes orais, podendo, em alguns casos não controlados com os medicamentos orais, haver a combinação deles com insulinas. Sobre os medicamentos utilizados para o tratamento de diabetes, assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q642647

A Resolução RDC n° 16, de 2 de março de 2007, aprova o Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos, enquanto a Resolução RDC n° 58, de 1 O de outubro de 2014, aprova a intercambialidade de similares e medicamentos de referências. Tomando como base essas resoluções, assinale a alternativa CORRETA

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282