Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 1 de 1 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 1
Questões por página:
Q168853

No tratamento do diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, a dietoterapia tem papel fundamental, sendo componente essencial para o bom controle metabólico. Em relação à característica da dieta orientada, analise as proposições abaixo.


1) Os macronutrientes devem ser distribuídos na proporção de 10-20% de proteína; 30% de gordura, sendo as saturadas = 7%; e carboidratos completando o valor calórico total (VCT), com redução dos carboidratos simples.


2) Na nefropatia diabética recomenda-se uma ingestão semelhante à população em geral, ou seja, de 0,8-2g de proteína/kg/dia, apenas nos diabéticos tipo 1 e nos estágios iniciais de microalbuminúria.


3) Nos obesos, o percentual de gordura da dieta precisa ser reduzido e, nos casos de triglicerídeos, > 1000mg/dL; é necessária redução de gordura para < 10% do VCT, objetivando diminuir os riscos de pancreatite.


4) Recomendações específicas são necessárias quanto ao colesterol, à gordura saturada, aos adoçantes calóricos, à contagem de carboidratos, ao uso dietético de sacarose, frutose, fibras, sódio e álcool e ao índice glicêmico.


5) Quanto ao sódio, recomenda-se nível em torno de 4-5mg/dia na ausência de hipertensão, nefropatia ou cardiopatias. Caso ocorra a presença de uma ou mais destas patologias, a recomendação é de 4mg/dia.


6) Bebidas alcoólicas precisam ser evitadas nos diabéticos descompensados, nos casos de hipoglicemias frequentes, nas gestantes, nos idosos, naqueles com história de alcoolismo e nos portadores de pancreatite, de dislipidemia ou de nefropatia.


Estão corretas, apenas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282