Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 39 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q168862

Correlacione as alterações orgânicas na coluna da direita com a respectiva carência vitamínica na coluna da esquerda.


1) Deficiência de tiamina      ( ) Glossite.
2) Deficiência de riboflavina  ( ) Osteomalácia.
3) Deficiência de piridoxina  ( ) Beribéri.
4) Deficiência de calciferol    ( ) Pelagra.
5) Deficiência de niacina      ( ) Convulsões.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q168831

Os portadores de HIV devem receber acompanhamento nutricional, a fim de evitar o desequilíbrio ou a redução de nutrientes essenciais, a interação medicamentosa, a disfunção orgânica e a desnutrição. Qual é a recomendação energética e proteica diária para um paciente HIV positivo assintomático?

Carregando...
Q168848

No setor de lactário de um serviço de nutrição, o controle de saúde dos funcionários é obrigatório, sendo o nutricionista o responsável por toda irregularidade que a vigilância sanitária possa detectar. Em relação a este controle no quadro do lactário, é correto afirmar que:

Carregando...
Q168843

A preocupação atual com a saúde vem levando ao aumento do consumo de alimentos funcionais. Em relação a esses alimentos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q168824

Em relação aos cuidados nutricionais no grande queimado, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q168836

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são crônicas, de causa desconhecida, e acometem o trato gastrintestinal (TGI), sendo a retocolite ulcerativa inespecífica (RCUI) e a doença de Crohn (DC), as duas formas mais comuns. Em relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q168855

Para a correta avaliação nutricional dos distúrbios nutricionais são utilizados métodos objetivos e subjetivos de avaliação. Em relação aos métodos subjetivos, analise as proposições abaixo.



1) Não apresentam correlação com os métodos objetivos de avaliação, principalmente se forem realizados nos 3 primeiros dias de diagnóstico de patologias clínicas.

2) São formados pelo exame físico, avaliação subjetiva global (ASG), antropometria e avaliação da composição corporal, que nos idosos não apresentam resultados significativos, portanto não apresentam validade para diagnóstico nutricional.


3) A ASG é um método subjetivo de avaliação que consta de história clínica - mudança de peso, ingestão dietética, sintomas gastrintestinais, exame físico e classificação da ASG.


4) A ASG poderá ser realizada pelo exame físico – avaliação da gordura subcutânea, massa muscular, edema/ascite – e pela aplicação de um questionário, por meio do qual são avaliadas mudanças de peso, ingestão dietética, sintomas gastrintestinais e capacidade funcional.


Está(ão) correta(s), apenas:

Carregando...
Q168850

Considerando que a etapa inicial de estruturação de uma unidade de alimentação dentro de um hospital universitário é definir o objetivo geral, como prestar assistência à saúde de pacientes internos e externos, apoiando atividades de ensino e pesquisa e servindo de área para pesquisa, que objetivo não atende a essa definição?

Carregando...
Q168829

Nos longos períodos de jejum e na inanição, a glicose precisa ser formada a partir de outras fontes, sem ser carboidratos, por um processo conhecido como gliconeogênese. Qual das substâncias abaixo não atua como substrato para a gliconeogênese?

Carregando...
Q168844

Os exames laboratoriais também são utilizados na avaliação do estado nutricional dos pacientes. Acerca disso, correlacione as colunas abaixo.


1) Albumina                                      (   )  Participa  do  transporte de  tirosina  e  apresenta meia-vida de 2 a 3 dias.

2) Transferrina                                  (   )  Exerce  importante papelna  pressão  osmótica. Valor  inferior  a  2,4g/dL pode  ser  interpretado como depleção grave.

3) Ferritina                                        (   )   É  muito  sensível  à restrição  calórico-proteica,  pois  sua meia-vida  é  de  apenas  12 horas.

4) Proteína  ligadora de retinol             (   )  Exerce  papel  no armazenamento  do ferro,  estando  sua concentração diretamente  relacionada com  os  estoques  de ferro  totais  do organismo.

5) Pré-albumina                                 (   )  Está  envolvida  no transporte  de  ferro,  e seu  uso  como parâmetro  de  avaliação do  estado  nutricional  é restrito  nos  casos  de anemia.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q168851

No uso da terapia nutricional enteral, o nutricionista realiza a prescrição dietética, que significa a escolha do tipo de dieta que será administrada ao paciente. A dieta enteral do tipo oligomérica é:

Carregando...
Q168832

A nutrição parenteral (NP) consiste na infusão de uma solução estéril de nutrientes por via intravenosa. Sobre isso, analise as proposições abaixo.


1) A NP periférica é a via de administração de escolha em casos de períodos curtos de terapia e em pacientes com ausência de desnutrição grave.


2) Diferentemente da nutrição enteral, a NP pode ser indicada para pacientes hemodinamicamente instáveis.


3) A NP é indicada se o trato digestório não funciona, está obstruído ou inacessível e antecipa-se que esta condição continue por pelo menos 14 dias.


4) A NP dois em um é definida como a que possui lipídeos e proteínas em sua composição, e a NP três em um a que possui proteínas, carboidratos e lipídeos.


5) A glicose na NP encontra-se, sobretudo nas formas de dextrose. A solução padrão de aminoácidos encontra-se geralmente na concentração 8,5 a 15%. As emulsões lipídicas são isotônicas, o que permite que seja administrada por via periférica.


Está(ão) correta(s), apenas:

Carregando...
Q168837

A adolescência é o segundo período da vida extra- uterina em que o crescimento tem sua velocidade máxima, após a primeira infância. No que diz respeito aos aspectos nutricionais do período da adolescência, é incorreto afirmar que:

Carregando...
Q168825

As reações adversas a alimentos são comuns no período da infância. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q168849

Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), a previsão de compras de gêneros alimentícios, materiais descartáveis e de limpeza está condicionada a características importantes da instituição, tais como:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282