Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 8 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

“Nos últimos anos, as plantas com histórico etnobotânico vêm sendo alvos constantes de estudos de bioprospecção, pois acredita-se que algumas propriedades medicinais atribuídas ao vegetal também possam estar relacionadas à produção de metabólitos secundários por seus fungos endofíticos”.

Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/buos-99jfrp/1/tese_aline_bruna_martins_vaz.pdf.

Os fungos endofíticos são aqueles que

Carregando...

A esquistossomose é uma doença de veiculação hídrica, causada pelo verme Schistosoma mansoni. O ciclo de vida desse verme está representado a seguir:

Carregando...

Uma planta original com flores vermelhas foi utilizada para produção de 20 clones. As mudas geradas foram divididas em dois grupos A e B e submetidas a diferentes condições de água e luminosidade. Na floração, observouse que as mudas do grupo A apresentavam flores vermelhas, e as mudas do grupo B, flores amarelas.

Sobre esse experimento foram feitas as assertivas.

I. Os clones apresentam os genótipos idênticos, embora apresentem flores com cores diferentes.

Porque

II. Pode ter havido modificação no fenótipo em função da diferença das condições de tratamento.

Qual das afirmativas é adequada para analisar as asserções?

Carregando...

A análise de células em uma lâmina permitiu identificar um material como vegetal. O analista, para apresentar essa conclusão, observou as seguintes estruturas:

Carregando...

O tecido nervoso é um dos mais especializados do organismo animal. Os neurônios são células altamente especializadas, dotadas de corpo celular e numerosos prolongamentos, como mostrado no esquema:

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/neuronios.htm.

Na tabela a seguir estão descritas as funcionalidades de cada parte desta célula.

A associação CORRETA é:

Carregando...

No cerrado brasileiro, encontramos o lobo-guará, um animal solitário e classificado como onívoro, pois sua alimentação é baseada em animais e frutos. Possui orelhas compridas e olfato e audição excelentes, que o ajudam a encontrar e capturar suas presas. Ele também possui hábitos noturnos e tem como principal predador a onça pintada. Reproduz-se uma vez por ano, e a gestação pode durar aproximadamente 65 dias.

Essa descrição representa o(s)

Carregando...

Cada estômato presente na__________________das angiospermas é formado por duas células clorofiladas chamadas ________________, que se dispõem de modo a deixar entre elas uma abertura denominada ostíolo. Essas células abrem e fecham o ostíolo controlando a_________________ e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.

A alternativa que melhor completa as lacunas é

Carregando...

A porção sólida do sangue contém hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias possuem proteínas, antígenos ou aglutinogênios. A incompatibilidade entre os sangues surge quando há diferenças entre as proteínas presentes nas superfícies das hemácias do doador e do receptor, seguindo a lógica:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282