A leitura de imagens, propostas para crianças surdas, se considerada de forma ampla, pode ser entendida como uma atividade de:
Leia a descrição a seguir: “Mãos em A horizontal, palma para frente, polegar tocando o canto direito da boca. Girar a mão pelo pulso, para baixo e para trás”. A opção que se refere à palavra cujo sinal foi descrito neste enunciado é:
“Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda. Passar a ponta do dedo médio no lado direito da testa e mover a mão para cima e para a direita, curvando o dedo médio”. A classe gramatical do sinal cuja execução acaba de ser feita neste enunciado é:
A Portaria 087/2011, que estabelece a proposta pedagógica para a Rede Municipal de Ensino de Niterói, no capítulo IV – Da Educação Especial – afirma que será considerado como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que apresente:
Segundo Zabala, as concepções que entendem a educação como formação integral criticam o uso dos conteúdos disciplinares como única forma de definir os objetivos educacionais; para tais concepções, serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que:
Fernandes (2005) explica que as propostas para o ensino de português como segunda língua para crianças surdas devem priorizar certos níveis de abordagem da língua. Os níveis em que o professor deve inicialmente centrar-se para garantir uma maior efetividade do ensino são:
Para Vygotsky, o curso do desenvolvimento do conceito científico na criança, nas ciências sociais, transcorre sob as condições do processo educacional, forma de colaboração, dentro de um sistema, entre o professor e o aluno. A essa colaboração original entre a criança e o adulto deve-se:
Segundo Gandin, a educação libertadora e capaz de promover a transformação social é aquela que:
Nos Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Educação de Niterói (Referenciais Curriculares 2010: Uma Construção Coletiva – Ensino Fundamental), a organização curricular tem uma dimensão específica por ciclos e Eixos Temáticos. Tais eixos são:
As tecnologias de informação e comunicação e seus usos são considerados elementos facilitadores para uma educação bilíngue. A alternativa que justifica essa visão é o(a):
A alternativa que caracteriza o papel que o educador desempenha na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem dos alunos surdos é:
O modelo oralista de educação de surdos pautava-se na ideologia reabilitatória. A língua de sinais era considerada por esse modelo como:
“Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda, indicador e polegar unidos pelas pontas; mão esquerda horizontal aberta, palma para a direita, indicador e polegar unidos pelas pontas, entrelaçados nos dedos direitos. Mover as mãos para a direita, alternando suas posições (mão direita horizontal, mão esquerda vertical)”. Essa é a descrição sobre a forma de executar um sinal em Libras que se refere a:
A prática da inclusão se baseia em princípios que diferem daqueles tradicionalmente consagrados pelas sociedades contemporâneas, competitivas e não inclusivas. O princípio que NÃO se coaduna com a constituição de uma sociedade inclusiva é:
Em relação à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem, é possível afirmar que o momento mais adequado para apresentar as crianças surdas à língua de sinais é: