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Leia abaixo o Artigo 35 da Portaria FME 087/2011 – Diretrizes Curriculares - Ensino Fundamental. A Educação Especial se dá na perspectiva da ____, observada a legislação vigente sobre a questão, considerando-se aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) aquele que apresenta, em caráter ____, deficiência física, sensorial ou mental, síndromes, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. § 1º: Será considerado como aluno com NEE aquele que apresentar, no ato de matrícula, declaração da família ou, posteriormente, após avaliação realizada pela Coordenação de Educação Especial da FSDE/FME, requerendo-se, sempre que necessário, o ____ apontado. § 2º: Enquanto ocorre a investigação diagnóstica, a Coordenação de Educação Especial da FSDE/FME orientará a Equipe do Ciclo da Unidade de Educação sobre o planejamento e a realização de atividades pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do aluno com NEE. § 3º: A falta de ____ não impedirá a definição dos encaminhamentos pedagógicos a serem realizados pela Equipe do Ciclo da Unidade de Educação, sob a orientação e em diálogo com a Coordenação de Educação Especial da FSDE/FME. § 4º: O aluno com NEE deverá participar dos ____, observadas e respeitadas as suas características e as diferenças que manifestam. Os termos que completam adequadamente as lacunas do texto da referida Portaria são, respectivamente:

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Caberá ao município oferecer, com prioridade:

A violência que se produz dentro da escola é reflexo do que acontece na sociedade. Seja a ____, como resultado do desemprego, do aumento da corrupção, da impunidade e da insegurança crescente; seja a ____, que se manifesta no abandono, na separação, nos maus-tratos verbais e/ou físicos, na falta de espaço e, portanto, na falta de intimidade; seja a ____, que aparece nos seriados, filmes, novelas, games e notícias. Leve-se em conta que os conceitos de violência e de indisciplina ____ o mesmo significado, mas é possível que da indisciplina se passe à violência. Os termos que completam de forma correta as lacunas do texto acima são, respectivamente:

A pessoa de 0 (zero) a 6 (seis) anos é considerada:

A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes são princípios em que os sistemas de ensino deverão se basear para definirem:

Leia o texto abaixo. “Argumenta-se que foi a insistência na necessidade de respeitar os direitos das crianças na escola e em casa que provocou desordem e indisciplina. O problema não é o respeito que se deve à criança, e sim o medo que os adultos têm de estabelecer limites e regras, porque a autoridade é confundida com autoritarismo. A reclamação dos pais, dos professores e dos adultos em geral que assinalam que as crianças não têm limites é real. Os pais não os impõem, a escola não os ensina, a sociedade não os exige.” (Silvia Parrat-Dayan). Sobre o texto acima podem ser feitas as seguintes afirmações, EXCETO.

Leia o texto abaixo. A indisciplina na escola constitui um dos grandes obstáculos pedagógicos dos tempos atuais – transformou-se em um pesadelo para o professor. A maioria dos educadores não sabe como interpretar um ato de indisciplina. Deve compreendê-lo? Reprimi-lo? Ignorá-lo? Transformá-lo? Mais que uma infração ao regulamento interno ou um ataque às boas maneiras, a indisciplina na escola é a manifestação de um conflito, e ninguém está protegido de situações desse tipo. Como é possível que a classe se desorganize tanto? Por que não se respeita mais o professor? Afinal, como pôr ordem no caos? Analise as afirmativas a seguir sobre a problemática da indisciplina na escola. I Indisciplina é a manifestação de um conflito e ninguém está protegido de situações desse tipo. II As regras não precisam de redefinições, pois o aluno que não as cumpre já traz de casa os exemplos da má educação, o que é uma novidade no ambiente escolar. III Às vezes, a indisciplina representa a dificuldade do aluno para ser reconhecido. IV Às vezes, a indisciplina é a expressão dos maus-tratos que recebe ou dos problemas familiares. Entre as afirmativas mencionadas, estão corretas apenas:

Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas/aula que correspondem ao mínimo de:

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