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A Comunicação Integrada prioriza o Planejamento Estratégico da Comunicação Empresarial, que desempenha um papel fundamental nas relações das organizações modernas com seus públicos. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta.

Um competente profissional de Comunicação e Marketing deve basear suas ações nas políticas e valores

internos da corporação e manter-se informado sobre o mercado em que atua. Deve contribuir para

a criação de estratégias de Comunicação e de Marketing, interagindo com os públicos de interesse da

organização (stakeholders). Deve desenvolver Planos e Programas de Comunicação Corporativa e apoiar

os processos de Planejamentos de Marketing e suas implementações. Além do importante público interno,

a imprensa também ajuda a divulgar e formar um conceito favorável na opinião pública.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

As novas tendências na área de Marketing e de Comunicação remetem às atuais perspectivas pelas quais a economia brasileira está passando. Com o nome de “12 MINITENDÊNCIAS – Tendências de consumo e de negócios que vão gerar inovações lucrativas”, esses trends são um caminho para a inovação no mercado e alternativas para o crescimento de profissionais e das organizações. Das 12 tendências apontadas, uma delas diz respeito aos novos consumidores, chamados de CUSTOWNERS, que são consumidores que deixam de comprar passivamente um produto para se tornarem verdadeiros investidores, se não acionistas, das marcas das quais são clientes. Esse público cada vez mais sagaz nos negócios geralmente busca um retorno financeiro e também emocional, portanto, apenas as marcas abertas, amigáveis, honestas, confiáveis, transparentes e de alguma forma humanas conseguirão atrair CUSTOWNERS interessados. Com base nessas assertivas e a respeito das atitudes de uma Organização Inovadora, considere as afirmativas a seguir. I.Busca informações sobre os consumidores e sobre seus stakeholders e atende seus anseios; procura atender as novas tendências de mercado; é socialmente responsável e se comunica de forma crível e transparente. II.Está atenta aos trends e desenvolve parcerias estratégicas; busca a excelência na comunicação e as boas práticas de marketing, sendo socioambientalmente responsável e gerando valor às suas marcas e à organização. III.Torna-se uma parceira das organizações concorrentes que se unem para formar uma política de dumping junto aos mercados, melhorando, assim, a lucratividade de suas marcas e da Organização como um todo. IV.Aplica as “minitendências” aos custos dos produtos e busca uma política de Comunicação Persuasiva para melhorar a lucratividade da organização; busca informar os funcionários sobre essas tendências e políticas. Assinale a alternativa correta.

Com base em informações preliminares coletadas na mídia, uma empresa montadora de automóveis deseja entender a opinião pública a respeito do status percebido de uma marca. Seus clientes são de classe média alta, exigentes e procuram sofisticação e exclusividade, não se importando com o preço. Para penetrar nessas informações, a Inteligência de Marketing da empresa contratou um renomado instituto de pesquisa para investigar os conceitos de benefícios e prestígio relacionados à marca. Nessa linha de pensamento, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a forma mais adequada de pesquisa.

Uma das políticas administrativas atuais mais celebradas pelas corporações é a chamada Responsabilidade Social e Corporativa (RSC), segundo o qual as organizações devem levar em conta as necessidades sociais como um todo e incluí-las no planejamento da empresa. Para atender a essa política, uma organização procurou minimizar as margens (mark ups) de produtos destinados ao público de baixa renda e fazer investimentos volumosos em ações de cunho social e ambiental. Com base nessas políticas sociais, assinale a alternativa que define, corretamente, a ação da empresa com RSC.

Objetivando preparar o Planejamento Estratégico de Marketing da empresa para os próximos dois anos, João Alberto reuniu todo o pessoal envolvido em todas as atividades mercadológicas de sua empresa em um hotel fazenda durante um final de semana. Nessa “reunião” totalmente descontraída, foram discutidos amenidades e casos engraçados dos funcionários, mas também perspectivas comerciais para os próximos anos e que ideias e estratégias de Marketing a empresa deveria seguir. Técnicas de reunião foram adotadas para se certificar de que todos participassem com o maior número de sugestões possível, que não houvesse críticas, tampouco constrangimento, e que os participantes da reunião se sentissem o mais à vontade possível. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a técnica correspondente a essa reunião de preparação para o Planejamento de Marketing.

Leia a definição a seguir. As mídias sociais fazem parte de um grupo de aplicações para internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da WEB 2.0 e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU).

(KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Usuários do mundo. Uni-vos! Desafios e oportunidades da mídia social. Business Horizons, vol. 53, 2010, p.59.)

Com base nessa afirmação, as Estratégicas da Comunicação e do Marketing para as mídias sociais devem colaborar para a promoção dos relacionamentos, das marcas e da reputação da organização nesse cenário. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, todos os termos que integram esse contexto.

O segmento de carro popular no Brasil tem o maior número de consumidores nesse mercado. A empresa AutoMax pretende atingir esse segmento e lançar um veículo que seja acessível ao maior número possível de clientes. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a estratégia de Marketing que a empresa deveria inicialmente usar no lançamento para conseguir seu intento.

Com o objetivo específico de desenvolver um Planejamento Estratégico de Marketing para a Consultoria ConsMax S/A, o assessor de marketing iniciou os trabalhos desenvolvendo uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). A partir desses dados, desenvolveu uma estratégia mercadológica e comunicacional, porém não levou em conta as características da concorrência do mercado na região de atuação. Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde a uma estratégia de Marketing correta.

A Gestão da Comunicação com o público interno, ou Endomarketing, busca melhorar o entendimento das ações administrativas e mercadológicas da organização direcionadas aos funcionários, seus familiares e canais de distribuição. Ela é desenvolvida para estabelecer canais que possibilitem o fluxo de comunicação e relacionamento dos níveis superiores (a direção) para com o público interno e no sentido inverso, possibilitando a comunicação da base para os níveis acima. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fluxo dos canais de comunicação que o comunicador deve buscar.

O conceito de Marketing de Relacionamento trata de uma atividade

Para desenvolver melhores práticas de preços na empresa, uma marca de calçados ortopédicos infantis (crianças de 3 a 10 anos) está buscando informações sobre os preços de seus concorrentes diretos. Para tanto pretende fazer uma pesquisa visando entender melhor o mercado no que diz respeito ao preço da concorrência nos diferentes canais disponíveis. Com base nessas informações, a empresa

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