Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 15 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

No início da sua carreira, Karen Horney (1885-1952) expressou a sua discordância das teorias freudianas sobre as mulheres e começou a trabalhar na sua versão de psicologia feminina em 1922. Horney criticou particularmente o conceito freudiano de inveja do pênis, que para ela era derivado de provas inadequadas, e contra-atacou esse conceito argumentando que os homens invejavam a capacidade da maternidade. Horney denominou esse conceito de

Carregando...

Do ponto de vista psicodinâmico, a ansiedade é considerada como resultante de um conflito intrapsíquico. Diferentes teóricos psicodinâmicos focalizaram atenção em diferentes conflitos, mas as ideias de Sigmund Freud exerceram a influência mais forte. Freud identificou os tipos de ansiedade e sugeriu que cada uma originava-se de uma fonte diferente. Primeiro, observou que a ansiedade pode originar-se de ameaças do mundo exterior como doenças, problemas financeiros e fracassos, rotulando isso como ansiedade

Carregando...

Dadas as afirmativas sobre a teoria do amadurecimento emocional de Donald W. Winnicott,

I. No estágio da dependência absoluta, a mãe deve agir, para o atendimento das necessidades do bebê, por meio de três tarefas exercidas simultaneamente; são elas: apresentação de objetos, holding e handling.

II. Winnicott desenvolveu sua teoria do desenvolvimento, focalizando, exclusivamente, a importância da função materna no processo de amadurecimento do indivíduo.

III. Winnicott define a Preocupação Materna Primária como um estado em que a mãe se preocupa de maneira exagerada com o desenvolvimento do seu filho e esse estado somente cessa quando o indivíduo se torna independente da mãe.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Carregando...

Dadas as afirmativas, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo,

I. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

II. O psicólogo deve garantir que ocorram os atendimentos urgentes, mesmo em períodos de greve ou paralização.

III. Um atendimento não eventual de uma criança, de um adolescente ou de um interdito por um psicólogo somente pode ser realizado mediante autorização de, ao menos, um responsável.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Carregando...

No processo psicoterápico, a primeira entrevista tem como função estabelecer o diagnóstico do paciente. Entretanto, é importante destacar que essa entrevista não tem como único objetivo cumprir funções diagnósticas e de fixação de um contrato, mas que desempenhará, também, um papel terapêutico. Nesse sentido, a primeira entrevista tem como objetivo estabelecer o diagnóstico do paciente nos seguintes planos fundamentais:

I. clínico e psicodinâmico;

II. das condições para a remuneração do terapeuta;

III. das motivações e das aptidões para a psicoterapia;

IV. das condições de vida.

Dos itens, verifica-se está(ão) correto(s) apenas

Carregando...

Com base no Teste de Apercepção Temática (TAT), assinale a alternativa correta.

Carregando...

As pioneiras e originais postulações psicanalíticas acerca dos sonhos continuam válidas em certos aspectos; no entanto, elas vêm sofrendo profundas transformações, sobretudo no que se refere às suas funções e, consequentemente, também, na técnica da prática psicanalítica. Levando em consideração as contribuições de Sigmund Freud, fundador da Psicanálise, e dos demais autores psicanalíticos, podemos consignar as seguintes funções que os sonhos podem desempenhar:

I. como um meio de descarga pulsional;

II. como um recurso de realização;

III. com uma função traumatofílica;

IV. com funções adaptativas e de integração do ego.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Carregando...

O Teste do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP), técnica projetiva gráfica publicada originalmente em 1948 (BUCK, 2003), é muito usado nas diversas áreas da Psicologia. Sobre o HTP, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Como devem agir os administradores escolares diante das situações de violência presente no cotidiano das escolas?

Carregando...

Winnicott (1971) apresentou uma forma de interação com a criança tendo como objetivo básico estruturar uma consulta com efeitos terapêuticos. Trata-se de uma técnica clínica que tenta reproduzir as condições para o aparecimento do espaço transicional entre psicólogo-cliente, gerando uma situação como que onírica, onde a comunicação de aspectos profundos do psiquismo fica facilitada. Qual o nome dessa técnica?

Carregando...

O processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica. Expressa-se na sequência de fases e nos passos que se dão para a consecução dos objetivos diagnósticos. Segundo a estruturação que lhe é dada, um processo diagnóstico pode ser classificado em conformidade com os tipos existentes. Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),

I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.

II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.

III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.

IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.

verifica-se que está(ão) correto(s)

Carregando...

Na terapia cognitivo-comportamental, o manejo da ansiedade é uma intervenção que tem como objetivo ajudar a criança e/ou adolescente a reconceituar os seus problemas, aprendendo a lidar com as novas situações sem sentir-se em constante ameaça ou perigo. Qual a técnica utilizada para corrigir pensamentos antecipatórios catastróficos e expectativas negativas sobre acontecimentos futuros não realistas que contribuem para o agravamento de comportamentos disfuncionais?

Carregando...

Os estados de ansiedade diferem dos transtornos fóbicos no sentido em que, nos estados de ansiedade, a resposta emocional é difusa e não relacionada a qualquer situação ou estímulo particulares. Nesses transtornos, segundo David Holmes (1997), a ansiedade é

Carregando...

A epistemologia qualitativa é um esforço na busca de formas diferentes de produção de conhecimento em Psicologia que permitam a criação teórica acerca da realidade plurideterminada, diferenciada, irregular, interativa e histórica, que representa a subjetividade humana. Nessa perspectiva, de acordo com González Rey (2002), a pesquisa qualitativa se apoia em princípios de importantes consequências metodológicas. São eles:

I. o conhecimento é uma produção construtiva-interpretativa;

II. caráter interativo do processo de produção do conhecimento;

III. significação da singularidade como nível legítimo da produção do conhecimento;

IV. privilégio da dimensão individual da subjetividade social.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Carregando...

Durante muitos anos houve uma controvérsia sobre se o autismo era um transtorno separado ou apenas um caso de esquizofrenia na infância. No entanto, atualmente, concorda-se que, em geral, o autismo infantil e a esquizofrenia na infância são transtornos separados. Dadas as afirmativas sobre uma variedade de fatores que distinguem o autismo infantil da esquizofrenia na infância,

I. As crianças com autismo raramente têm uma história familiar de esquizofrenia, mas as pessoas com esquizofrenia frequentemente têm uma história familiar dessa doença.

II. As crianças com autismo frequentemente apresentam uma falta de desenvolvimento intelectual, mas esse não é o caso de crianças que sofrem de esquizofrenia.

III. As crianças com autismo têm fala limitada, enquanto as crianças com esquizofrenia têm habilidade de fala normal.

IV. O autismo fica aparente quase ao nascimento, enquanto a esquizofrenia desenvolve-se posteriormente.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) A
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282