Pedir que o aluno se levante e vá ao quadro responder a um exercício é
Segundo o gráfico, na área demarcada, a política de inclusão na Escola
Dados os objetivos,
I. Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números racionais na forma decimal.
II. Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos.
III. Reconhecer grandezas mensuráveis, como comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida. verifica-se que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática, é(são) objetivo(s) de Matemática para o primeiro ciclo
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, no currículo do ensino fundamental, a oferta da língua inglesa deve ser a partir do
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I. a alfabetização e o letramento;
II. o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia;
III. a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo, e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Como ficou conhecido o conceito resultante dessa experiência que desenvolverá uma teoria da aprendizagem?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental, dentre outros, que os alunos sejam capazes de:
I. compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
II. posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
III. conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Para se atingir os objetivos dos cuidados, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola oportuniza o esclarecimento do tipo de situação descrita no texto promovendo
O texto faz referência a um princípio fundamental previsto nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil relacionado à dimensão
Os indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem uma proposta de
A descrição da clientela no Projeto Político Pedagógico da escola:
I. deve detalhar sobre as condições social, econômica e cultural das famílias;
II. pode ser produzida a partir de questionários específicos ou por entrevistas com os pais;
III. pode ser produzida a partir das fichas de matrícula.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
A poesia destaca um aspecto importante, que o professor deve levar em consideração na recepção de crianças de seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos, relacionado ao
Segundo o texto, o projeto de educação de um município deve se guiar pela
Como aspectos relevantes apontados pelos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil estão:
I. as políticas para a Educação Infantil, sua implementação e acompanhamento;
II. as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil;
III. a relação estabelecida com as famílias das crianças;
IV. a formação regular e continuada dos professores e demais profissionais.
Dos itens, verifica-se que estão corretos