Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Ao realizar a avaliação nutricional de um paciente, aparentemente emagrecido, apático e com relatos de perda de apetite, a Enfermeira decide calcular o IMC. Para realizar esse procedimento, o técnico separou para a Enfermeira:

Carregando...

A resolução COFEN 564/2017, trouxe as novas alterações para o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Com base nessa resolução, considera-se dever profissional:

Carregando...

A Sra. Jaci está com 8 meses de gravidez e já está preocupada se os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada permitem a presença de acompanhante para ficar ao seu lado durante o nascimento do seu primogênito. Acerca da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 é INCORRETO afirmar que:

Carregando...

Assinale a alternativa que indique, somente, doenças causadas por bactérias:

Carregando...

Uma ampola de cefalexina 500mg, foi diluída em 80 mL de soro fisiológico 0,9%. Se o paciente receber, dessa solução, apenas 30 mL. Qual dosagem do antibiótico será infundida?

Carregando...

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são penalidades aplicadas, frente às infrações:

Carregando...

Qual dos materiais abaixo não é indicado para verificação dos Sinais Vitais?

Carregando...

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

Um técnico em enfermagem recebeu uma bolsa O+ do laboratório, mas verificou no prontuário do paciente que o mesmo é AB+, logo, deduziu que:

Carregando...

Sobre o calendário vacinal nacional, analise os excertos:

I – Aos 3 meses: Meningocócica C (conjugada) - (previne Doença invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C) – 1ª dose.
II – Aos 12 meses: Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – 1ª dose.
III – Aos 15 meses: DTP (Previne a difteria, tétano e coqueluche) – 2º reforço.
IV – Aos 4 anos: Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) (VOP) - (previne poliomielite) – 1º reforço.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Ao realizar a higiene oral de um paciente acamado, antes de colocar o creme dental na escova de dentes e umedecê-la, o técnico deverá ter realizado qual das etapas abaixo?

Carregando...

Assinale as afirmativas abaixo e assinale (V) ou (F) nos parênteses, conforme a assertiva seja verdadeira ou falsa, respectivamente, de cima para baixo, a respeito da Lei nº 8.142/1990:

(____) A Conferência de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
(____) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por
representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
(____) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo Poder Legislativo.
(____) É o Ministério da Saúde, mediante portaria do Ministro de Estado, autorizado a estabelecer condições para aplicação da Lei nº 8.142/1990.
(____) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

A sequência CORRETA é:

Carregando...

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Sobre a Aids, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(___) O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo.

(___) Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus replique-se dentro das células T-CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a aids apareça.

(___) Somente os pacientes soropositivos que têm AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

Carregando...

No final de 2019, o Ministério da Saúde divulgou novidades para o Calendário Vacinal 2020, entre as mudanças, está incluído alterações para o esquema de vacinação contra Febre Amarela, que de acordo com o Ministério da Saúde:

Carregando...

Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente. Sobre os erros de medicação, considere a alternativa que indique um erro relacionado à prescrição incompleta:

Carregando...

Com relação ao mal de Alzheimer, considere as asserções abaixo:

I - A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
II - A doença de Alzheimer costuma evoluir para vários estágios de forma lenta e inexorável, ou seja, não há o que possa ser feito para barrar o avanço da doença. A partir do diagnóstico, a sobrevida média das pessoas acometidas por Alzheimer oscila entre 8 e 10 anos. O quadro clínico costuma ser dividido em seis estágios.
III - O primeiro sintoma, e o mais característico, do Mal de Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como, a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282