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Conforme Ferreira e Oliveira (2010), a psicologia latino - americana ou a sócio-histórica tem contribuído consideravelmente para a compreensão dos processos geradores de exclusão no Brasil.

Acerca da psicologia social crítica (a terceira vertente), sabe-se que ela é

Segundo Moraes (2009), uma das temáticas discutidas em psicologia refere-se à construção da identidade. Tomando-se a adolescência como um dos períodos demarcadores dessa construção, pode-se afirmar:

Segundo Piaget (PAPALIA,2009), os adolescentes entram no nível mais alto de desenvolvimento cognitivo quando desenvolvem a capacidade de pensar em termos abstratos. Conseguem entender o tempo histórico e o espaço extraterrestre.

A esse estágio Piaget denominou de

A terapia comportamental é uma prática de ajuda psicoterápica baseada na ciência e na filosofia, caracterizada por uma concepção naturalista e determinista do comportamento humano. Skinner (1982) estudou o comportamento operante e descreveu suas leis e características. Essa teoria tem imensa aplicação no tratamento dos problemas humanos. Nesse processo, o terapeuta

Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios universais qualitativamente diferentes (Papalia, 2009). Em cada etapa, o crescimento cognitivo ocorre por meio de três processos inter-relacionados, que são

As síndromes depressivas são, atualmente, reconhecidas como um problema prioritário de saúde pública. Segundo a OMS, a depressão maior unipolar é a primeira causa de incapacidade entre todos os problemas de saúde. (DALGALARRONDO, 2000).

Conforme a psicopatologia, os quadros depressivos têm como elemento central o humor triste. Entretanto, elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos etc.

Os sintomas afetivos são

Historicamente, a psicologia tem estabelecido uma relação muito próxima ao âmbito educacional. De tempos em tempos, novos saberes e fazeres são tecidos nessa seara. Segundo Souza (2007), os psicólogos vêm ampliando e aperfeiçoando intervenções junto às escolas.

Sobre a psicologia escolar crítica, pode-se afirmar:

Juízos falsos podem ser produzidos de inúmeras formas, podendo ser patológicos ou não. Em psicopatologia, a primeira distinção essencial a se fazer é entre o erro não determinado por processo mórbido (por transtornos mentais) e as diversas formas de juízos falsos determinados por transtorno mental, sendo a principal delas o delírio (DALGALARRONDO, 2000).

Segundo Jaspers, o delírio é um erro do ajuizar, que tem origem na doença mental. Segundo ele, o delírio tem três características essenciais, que são

O método psicanalítico (CORDIOLI, 2008) institui-se como ciência a partir da investigação empírica de Sigmund Freud sobre a vida mental de pacientes psiquiátricos e portadores de sofrimento psíquico.

A respeito desse método, pode-se dizer que seu tratamento propicia ao paciente

Conforme Aberastury e Knobel (1981), o livro Adolescência Normal trata de uma série de questões inerentes à vivência da adolescência na perspectiva psicanalítica. Levando-se em consideração as discussões dos autores, pode-se afirmar:

Muitos autores da Psicologia discutem e formulam argumentações para explicar como ocorre o comportamento antissocial entre os jovens. Para um determinado autor, “o comportamento antissocial parece ser influenciado por fatores de múltiplos níveis interatuantes que variam de influências do microssistema, como práticas de educação dos filhos e desvio comportamental de amigos, as influências do macrossistema como estrutura comunitária e apoio da vizinhança."

Essas ideias pertencem a

Ainda no Capitulo IV, há o Art. 19 que dispõe sobre os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos. Esses casos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:

Segundo Cordioli (2008), existe uma grande controvérsia sobre até que ponto a psicoterapia se distingue de outras relações humanas, nas quais uma pessoa ajuda a outra a resolver problemas pessoais. No entanto, pode-se dizer que psicoterapia, segundo os critérios que fundamentam a profissão do psicólogo e este autor, é um método de tratamento que

Guareschi (2013) considera que as teorias das representações sociais são um marco na construção do pensamento da psicologia social contemporânea. Um dos conceitos-chave da referida teoria é o de representações sociais. Assim sendo, pode-se afirmar:

O desenvolvimento moral na teoria de Kohlberg guarda certa semelhança com a de Piaget, mas seu modelo é mais complexo (PAPALIA, 2009). Kohlberg (1969) descreveu três níveis de julgamento moral, cada um dividido em dois estágios.

A alternativa que representa o Nível II: Moralidade Convencional é a

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