Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália e dominou a arte europeia na passagem do século XVI para o XVII. A produção teatral, neste contexto, apresentou autores de extrema importância, em um teatro que transitou entre o religioso e o profano, tendo como um dos mais importantes autores desta época Pedro Calderón de La Barca (1600-1681). Uma de suas mais importantes peças é A vida é sonho. O teatro de Pedro Calderón de la Barca se
classifica como Barroco, na forma, por:

Além de saber produzir e apreciar trabalhos de linguagens artísticas, outra expectativa e que os alunos aprendam a valorizar a produção artística dos múltiplos grupos sociais, em tempo e espaço diferenciados, com respeito e atenção referentes às suas qualidades específicas enquanto manifestação, gerando tanto a fruição/apreciação quanto o cuidado com a preservação destas manifestações artísticas e estéticas.

(PCNEM. Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Arte, p,54. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/linguagem-codigos-e-suas-tecnologias.pdf. Acesso em: 25/01/2020.)

Em relação às linguagens artísticas, relacione adequadamente as suas respectivas competências.

  1. Artes visuais.
  2. Dança.
  3. Música.
  4. Teatro.

( ) Conhecer, identificar e estabelecer relações entre as funções dos criadores musicais, intérpretes, arranjadores, regentes, técnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produção musical.

( ) Perceber homens e mulheres enquanto seres simbólicos e sociais que pensam e se expressam através de signos também visuais, audiovisuais.

( ) Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreográficas, gênero e estilo dos coreógrafos estudados.

( ) Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focandoas enquanto objeto de diálogo.

( ) Aperfeiçoar conhecimento sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuam para história da dança nacional, reconhecendo e contextualizado épocas, regiões e países.

( ) Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos.

( ) Desenvolver contato sensível consciente com signos de sua própria produção, da produção de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas.

A sequência está correta em

A revista “Turma do Pererê”, criação do cartunista Ziraldo, circulou durante os anos de 1960 a 1964. A revista “Turma do Pererê” apresenta as seguintes características:

A partir da década de 80, o fim da censura, o avanço das tecnologias digitais, a multiplicação das formas de divulgaçãodas produções musicais, com a internet, são alguns dosfatores que contribuíram para uma maior liberdade de expressão dos compositores, assim como um maior acesso aos meios de produção e divulgação de suas obras. Dentro deste panorama de crescente liberdade artística surgiram importantes grupos de rap, entre eles, os Racionais MCs,grupo mais emblemático da música rap, no Brasil. O grupo Racionais MCs se destacou por músicas que abordam:

De acordo com a imagem e o texto, em relação à obra de Jaider Esbell, podemos afirmar que:

A arte contemporânea nos leva a viajar através das cores e formas que nos rodeiam, representando a nossa atualidade de forma que o espectador interprete das mais variadas formas, acompanhando o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido.

(SEIDEL, Marisa Frohlich. Arte Contemporânea: Arte e Vida. Disponível em: https://nucleodoconhecimento.com.br/.)

Em relação aos objetivos do ensino da Arte Contemporânea, analise as afirmativas a seguir.

  1. Apresentar transformações da arte nas últimas décadas e suas relações com contextos socioculturais.
  2. Abordar como a arte contemporânea rompe com as formas tradicionais ao propor novas visões sobre o mundo e a natureza da arte.
  3. Apresentar manifestações artísticas contemporâneas, priorizando as artes visuais das vanguardas europeias e suas possibilidades de relação com o contexto do expectador.
  4. Problematizar as relações entre arte e vida nas manifestações contemporâneas.

Estão corretas as afirmativas

Prática através da qual povos indígenas arrancam as penas verdes dos psitacídeos e no local esfregam certas substâncias vegetais ou animais, como o sangue ou secreções de anfíbios; assim, as penas, ao crescerem novamente, adquirem a cor amarelo-alaranjado usadas na arte plumária. Esta prática de tingimento de penas, utilizada por povos indígenas, denomina-se:

A pintura “Deposição”, também conhecida por “Pietá”, é uma obra do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro. Suas obras são caracterizadas por um figurativismo geometrizado, com predominância das cores ocre e marrom. Juntar traços da pintura marajoara aos experimentalismos da vanguarda europeia foi o grande achado do artista.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à obra de Vicente do Rego Monteiro.

“O ‘expressionismo’ foi usado pela primeira vez, maneira como entendemos hoje, em 1912, por Herwath Walden (1879-1941), proprietário da Der Sturm (A tempestade), uma progressista revista de arte alemã. Os artistas expressionistas, muitos dos quais trabalhavam na Alemanha, queriam criar uma arte que confrontasse o espectador com uma visão mais direta e pessoal de seu estado de espírito.” Em relação ao expressionismo alemão, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O expressionismo era uma forma de arte representativa que incluía certos elementos essenciais: distorção linear, reavaliação do conceito de beleza artística, simplificação radical de detalhes e cores intensas.

( ) Os artistas expressionistas, convencidos do poder expressivo do preto e do branco, trabalharam com a técnica medieval da xilogravura.

( ) O grupo denominado Die Brücke (A ponte) formado por Ernst Ludwig Kirchner, em 1905, refletia a noção de Nietzsche de que a vida para humanidade não era um fim em si mesma, mas uma ponte para um futuro melhor.

( ) Os expressionistas estavam associados a dois grupos de artistas: um baseado em Dresden e outro em Munique, tendo os dois grupos ideias totalmente opostas.

( ) Quando os nazistas chegaram ao poder, em 1933, eles reprimiram a arte expressionista, juntamente com outras vanguardas que consideravam degeneradas.

( ) Os trabalhos de Vincent Van Gogh (1853-1890) e Edvard Munch (1863-1944) também influenciaram os expressionistas.

( ) O expressionismo busca se opor ao positivismo impressionista, trazendo temáticas pessimistas.

A sequência está correta em

Considerando as manifestações populares brasileiras e a sua formação, assinale a afirmativa INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282