Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Assinale a opção com uma manchete alternativa para a reportagem, que se alinhe à orientação argumentativa expressa no texto.

Carregando...

O enunciado “É a festa da torcida campeã" mobiliza no enunciatário um conhecimento prévio acerca da cultura brasileira, provocando uma axiologia, qual seja:

Carregando...

A respeito do adjetivo estranho no texto, é CORRETO afirmar que:

Carregando...

Com base na norma culta, assinale a alternativa com as opções verdadeiras ( V ) e falsas ( F ).

I - A substituição do trecho “seis mudanças que vão afetar a sua rotina de trabalho" pela redação “seis mudanças que afetarão a sua rotina de trabalho" não comprometeria a norma culta.

II - A substituição do trecho “faz uma profunda mudança na legislação trabalhista e altera em mais de cem pontos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)" pela redação “faz uma profunda mudança na legislação trabalhista alterando em mais de cem pontos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)" comprometeria a norma culta.

III – O trecho “(…) utiliza fórmulas de flexibilizações trabalhistas já experimentadas em alguns países da Europa que não funcionaram" pode ser desambiguizado sem perda de sentido por meio da redação “(…) utiliza fórmulas de flexibilizações trabalhistas já experimentadas em alguns países da Europa, os quais não funcionaram"

Carregando...

Baseado na concepção de que “… no texto sincrético, não há uma simples soma de seus elementos constituintes, mas um único conteúdo manifestado por diferentes substâncias da expressão. Não se trata de unidades somadas, mas de materialidades aglutinadas numa nova linguagem, do sentido individual ao sentido articulado, fruto de uma enunciação única realizada por um mesmo enunciador, fazendo com que cada substância do plano de expressão seja ressemantizada.", assinale a afirmativa CORRETA.

Carregando...

O texto é originalmente um cartaz cuja função, depreendida do texto, é:

Carregando...

No trecho “Vamos comemorar como idiotas/ A cada fevereiro e feriado/ Todos os mortos nas estradas/ Os mortos por falta de hospitais", os enunciados encontram-se encadeados com raros conectivos, porém com explícitas relações de coesão. Assinale a relação de conexão que está explícita entre os trechos em destaque.

Carregando...

No trecho “Venha! Que o que vem é Perfeição!", assinale a classificação dos termos destacados, respectivamente.

Carregando...

O texto informativo caracteriza-se por apresentar um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico, além de expor, refletir, explicar e avaliar ideias de modo objetivo, com a intenção de informar e esclarecer. Assinale o exemplo que não condiz com essas características e a explicação para isso.

Carregando...

Assinale a opção em que a afirmativa corresponde a afirmativas VERDADEIRAS em relação à canção Perfeição, da banda Legião Urbana.

I. A canção apresenta um paradoxo, dado que se celebram momentos felizes, não aqueles tristes e desgraçados.

II. A canção apresenta uma ironia, pois o enunciador chama a comemorar, porém “como idiotas".

III. A canção apresenta uma ambiguidade, já que oferece a compreensão literal de um convite real inocente ao festejo e uma compreensão conotativa, baseada em ironia.

Carregando...

Assinale a função da linguagem presente na estrofe final da canção “Venha!/ O amor tem sempre a porta aberta/ E vem chegando a primavera/ Nosso futuro recomeça/ Venha! Que o que vem é Perfeição!".

Carregando...

O vocábulo ideia foi alterado pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009. Assinale a única opção em que ocorre vocábulo também alterado depois do Acordo.

Carregando...

Considerando a relação existente entre a mensagem do texto e o modo como ele está organizado, é CORRETO afirmar que o autor:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282