A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:
Sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, é correto AFIRMAR que:
As propostas pedagógicas das instituições de Ed. Infantil consideram que o trabalho ali desenvolvido é completar a ação da família, portanto é INCORRETA afirmar:
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, pois nas brincadeiras, as crianças desenvolvem algumas capacidades importantes, tais como:
A partir dos 3 anos de idade, as crianças já conseguem interagir com grupos e é nesse período que elas desenvolvem sua identidade e vínculos afetivos com o mundo. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a esta faixa etária devem:
Julgue os itens abaixo relacionados, referente a função dos docentes.
I- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II - Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
IV - Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
Estão CORRETOS:
Atualmente, com o conhecimento descentralizado e fluido a partir das diversas linguagens e meios de comunicação, espera-se que o professor assuma principalmente o papel de:
De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais para a Ed. Infantil, os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da prática educativa. Marque a alternativa que contém itens de presença obrigatória nas instituições de Educação Infantil:
O papel do professor na Educação Infantil é fundamental, pois o bom andamento das atividades de ensino depende diretamente da ação docente. Segundo o art. 62 da lei 9.394/96, a formação de docentes para atuar na Ed. Infantil, será:
Elaborar uma rotina eficiente para bebês e crianças pequenas exige coordenar a intenção de cuidar com o ato de educar, pois:
As atividades recreativas para educação infantil se fazem necessárias no processo de aprendizagem, pois elas têm uma importância significativa na formação e desenvolvimento integral das crianças.
As brincadeiras recreativas para educação infantil devem ter como objetivo:
Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:
Estudiosos da alfabetização desenvolveram e sugeriram vários métodos. Um dos métodos mais antigos que tem como princípio de que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto, depois de todas as suas combinações silábicas e em seguida as palavras, é denominado:
A chegada das crianças novatas para a creche exige a organização de um período de adaptação, extremamente importante para garantir condições adequadas para um desenvolvimento integral e sadio das crianças.
Qual a faixa etária em que as crianças apresentam menos problemas de adaptação?
A rotina na educação infantil pode ser considerada como um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador das percepções infantis sobre o tempo e o espaço.
A rotina da sala de aula transmite para as crianças: