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Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:

Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

( ) Garantia de padrão de qualidade.

( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.

Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":

“A principal vantagem desta abordagem é que ela possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de educação formal. Porém, representou o abandono do que era específico da Educação Física, como se o conhecimento do esporte, da dança, da ginástica e dos jogos fosse, em si, inadequado para os alunos." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).

A qual abordagem se refere o texto acima?

“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:

I. Necessidade de estabelecer objetivos por semestre.

II. A importância de atribuir aos objetivos gerais prioridade absoluta sobre os objetivos específicos.

III. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.

De acordo com Delia Lerner, assinale quais das alternativas acimas estão corretas:

“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos..." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Qual é a teoria citada no texto e que falta à lacuna?

Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?

Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:

I. Perigoso, insalubre ou penoso.

II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.

De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma

A avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverá ser integrada, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como autoavaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade.

Em síntese, os instrumentos de avaliação deverão:

I. Reconhecer o desenvolvimento individual valorizando o aluno e contribuindo com a autoestima.

II. Considerar de forma individual os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

III. Avaliar a construção do conhecimento como um merecimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, indique qual das alternativas acima está correta:

“Burnley (1998) lembra que, entre as teorias que buscam explicar as causas das doenças, a teoria ______________________, congruente com a ideologia dominante de saúde, sugere que a prevenção é uma responsabilidade pessoal, cujo foco de intervenção se dará sobre o controle dos fatores de risco individuais." (PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).

A qual abordagem se refere o texto acima?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar: I. Igualdade de direitos. II. Dignidade da pessoa humana. III. Participação. IV. Proatividade. V. Corresponsabilidade pela vida social. Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física, o que é a coeducação?

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