Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Tratando-se de pulsos arteriais, os fatores a serem avaliados no exame do pulso são a frequência, ritmo, qualidade, configuração da onda do pulso e qualidade do vaso arterial. Marque a alternativa incorreta:

Carregando...

Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção. Cabe lembrar que a visita domiciliar não é apenas uma atribuição do agente comunitário, pois toda a equipe faz uso dessa prática, podendo a primeira consulta do RN e da puérpera ocorrer em domicílio, conduzida pelo(a) médico(a) e/ou enfermeiro(a). Quais os objetivos da primeira visita ao recém-nascido?

Carregando...

A Febre Amarela é uma doença:

Carregando...

Em relação à vacina da Hepatite A, é correto afirmar:

Carregando...

O débito cardíaco refere-se ao volume de sangue bombeado por cada ventrículo durante determinado período. Em relação ao débito cardíaco, marque a alternativa correta.

Carregando...

Considerando o Decreto nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, o qual define a lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território, dentre as alternativas a seguir, quais doenças são de notificação imediata (até 24 horas)?

Carregando...

A vacina BCG previne tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar e é indicada de rotina a partir do nascimento até os 5 anos de idade. Quais as outras indicações da referida vacina?

Carregando...

O câncer do colo do útero inicia-se a partir de uma lesão precursora, curável na quase totalidade dos casos. Trata-se de anormalidades epiteliais conhecidas como neoplasias intraepiteliais cervicais de graus II e III (NIC II/III), além do adenocarcinoma in situ (AIS). Na atual nomenclatura citológica brasileira, a adequabilidade da amostra é definida como satisfatória ou insatisfatória. É considerada insatisfatória a amostra cuja leitura esteja prejudicada pelas razões expostas abaixo:

Carregando...

Para o tratamento de feridas agudas e crônicas são utilizados variados tipos de cobertura, dentre elas o hidrocolóide, que é amplamente utilizado. Sobre os benefícios dessa cobertura:

I - Estimula a angiogênese e o desbridamento autolítico. Acelera o processo de granulação tecidual.

II - Não requer troca diária.

III - Não Promove isolamento térmico. Não pode ser usado em associação de AGE. Requer troca diária.

IV - Protege terminações nervosas, reduzindo a dor. Promove isolamento térmico.

V - Requer curativo secundário, aumenta o risco de infecção, pois a camada externa atua como barreira térmica, microbiana e mecânica.

Carregando...

No diabetes tipo 1 a insulina exógena deve ser administrada durante toda vida, visto que o organismo perde a capacidade de produzi-la. Considerando as complicações da terapia com insulina, as afirmativas estão corretas, exceto:

Carregando...

Durante as etapas de coleta de dados e diagnósticos do processo de enfermagem, os enfermeiros coletam dados de um paciente (ou família/grupo/comunidade), processam-nos em informações e, em seguida, organizam em categorias significativas de conhecimento, também conhecidas como diagnósticos de enfermagem. A coleta dos dados proporciona a melhor oportunidade para os enfermeiros estabelecerem uma relação terapêutica real com o paciente. Em outras palavras, coletar dados é uma atividade intelectual e interpessoal. A coleta de dados envolve múltiplas etapas; marque a alternativa que contempla todas essas etapas:

Carregando...

Entende-se por traumatismo as lesões sofridas por qualquer tecido dentro de sua integridade anatômica e vivência celular. A maioria dos traumatismos é de origem extrínseca, violenta e de natureza acidental ou intencional. Os traumatismos superficiais abertos constituem as feridas, que podem ser classificadas de diversas formas. Marque a alternativa que corresponde à natureza do agente vulnerante:

I - Feridas incisas: são aquelas produzidas por agentes cortantes, afiados, capazes de cortar a pele produzindo ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas. O exemplo clássico é a ferida cirúrgica.

II - Feridas contusas: são aquelas produzidas por objeto de natureza geralmente romba, capaz de romper a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas. Essas feridas vão desde as simples lacerações até as complexas com sangramento, contaminação e perda de substância.

III - Feridas perfurantes: são aquelas cujo objeto é geralmente fino e pontiagudo, capaz de perfurar a pele e tecidos subjacentes, produzindo lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não. A profundidade atingida não pode ser estabelecida à simples inspeção.

IV - Feridas penetrantes: são as de mesmas características das anteriores, cujo objeto é capaz de perfurar os tecidos e penetrar numa cavidade natural do organismo. Apresentam formato externo variável, geralmente linear ou puntiforme. V - Feridas transfixantes: constituem uma variedade de ferida perfurante ou penetrante, na qual o objeto vulnerante é capaz de penetrar e atravessar os tecidos de determinado órgão em toda a sua espessura.

Carregando...

A Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. De acordo com os princípios e diretrizes gerais da atenção básica, é incorreto afirmar que:

Carregando...

A diarreia refere-se a uma frequência aumentada de evacuações (mais de três por dia), quantidade aumentada de fezes (mais de 200 g/dia) e alteração da consistência das fezes (i. e., aumento da liquidez das fezes). A diarreia está habitualmente associada à urgência, desconforto perianal, incontinência ou uma combinação desses fatores. Os tipos de diarreia incluem as diarreias secretora, osmótica, disabsortiva, infecciosa ou exsudativa. Os conceitos dos tipos de diarreia estão corretamente descritos nas afirmativas abaixo, exceto:

Carregando...

Sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, estabelecido pela Resolução nº 311/2007, do Conselho Federal de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao sigilo profissional, empregando V para as verdadeiras e F para as falsas:

I - O profissional de enfermagem, intimado como testemunha, deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.

II - O segredo profissional referente ao menor de idade deverá ser mantido, mesmo quando a revelação seja solicitada por pais ou responsáveis, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, exceto nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao mesmo.

III - Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.

IV - Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional.

V - Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282