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Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:

I- Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.

II- creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.

III- Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 36 (trinta e seis) horas em tempo integral em uma mesma escola.

Está incorreto o que se afirma em:

Art. 10 - A exigência legal de definição de padrões mínimos de qualidade da educação traduz a necessidade de reconhecer que a sua avaliação associa-se à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola. § 1º O planejamento das ações coletivas exercidas pela escola supõe que os sujeitos tenham clareza quanto:

I- Aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e da análise dos dados indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e/ou outros indicadores, que o complementem ou substituam.

II- Aos padrões mínimos de qualidade (Custo Aluno-Qualidade Inicial – CAQi).

III- À relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido colegiadamente pela comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, indique a alternativa incorreta:

“Provavelmente por isso, os pressupostos desse movimento acabaram sendo mais difundidos na educação infantil, onde era menor a preocupação com a aprendizagem de conteúdos específicos. O professor do Ensino Fundamental que se inspirava na _________________ acabou vivendo uma contradição aflitiva [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28).

A qual movimento da educação o texto se refere?

“Em 1994, é publicada a ______________________________, orientando o processo de “integração instrucional" que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que “(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os estudantes ditos normais" (p.19). Ao reafirmar os pressupostos construídos a partir de padrões homogêneos de participação e aprendizagem, a Política de 1994 não provoca uma reformulação das práticas educacionais de maneira que sejam valorizados os diferentes potenciais de aprendizagem no ensino comum, mas mantém a responsabilidade da educação desses estudantes exclusivamente no âmbito da educação especial". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.

Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:

I. Gerenciamento da qualidade parcial.

II. Planejamento estratégico.

III. Planejamento participativo.

Está correto o que se afirma em:

Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, indique a alternativa correta:

Segundo consta o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições. Uma delas foi o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e a outra foi o(a):

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

II- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

III- Participação dos alunos no Plano Piloto da escola.

Com base na Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:

Segundo consta a Lei nº 9.394/96, indique a alternativa correta:

Art. 4º - As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

I- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

II- Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

III- Respeito à liberdade e aos direitos.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está correto o que se afirma em:

Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.

II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.

III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:

“[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).

A definição se refere à:

De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:

I- Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

II- Escolarização até o nível médio.

III- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível médio.

Está correto o que se afirma em:

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