Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo o livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, “Beethoven, Chopin, Brahms, Schubert e Tchaikovski” são exemplos de qual inteligência?

No livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, dados do Unicef de 2008 revelaram que um determinado país possuía a maior população infantil de até seis anos das Américas, representando 11% de toda a população. Que país é esse?

Segundo consta no livro Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, para o estudioso Neil Postman, a ideia de infância – “talvez a ideia mais humanitária" – surgiu em qual período da história?

Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem à brincadeira:

Segundo consta na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, as duas primeiras instituições brasileiras que atendiam pessoas com deficiências foram criadas no Estado de(do):

“Capacidade de perceber formas e objetos mesmo quando apresentados em ângulos não usuais, capacidade de perceber o mundo visual com precisão, de efetuar transformações sobre as percepções [...]. (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A qual inteligência o autor se refere?

Observe:

( ) O balbucio e o choro da criança, mesmo suas primeiras palavras, são claramente estágios do desenvolvimento da fala que têm absoluta relação com a evolução do pensamento.

( ) Em um certo momento, mais ou menos aos seis anos, as curvas da evolução do pensamento e da fala, até então separadas, encontram-se e unem-se para iniciar uma nova forma de comportamento.

( ) A função social da fala já é aparente durante o primeiro ano, isto é, na fase pré-intelectual do desenvolvimento da fala.

Com base no livro Pensamento e Linguagem, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos em dimensões dessa qualidade, que são sete. Dentre eles, podemos citar:

I. Interações.

II. Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais.

III. Promoção de moradia.

Está incorreto o que se afirma em:

De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início em qual época?

Observe:

I. A história das instituições de educação infantil pode ser compreendida ausente da história da sociedade e da família.

II. A origem das instituições de atendimento à infância, na Europa, do início até a metade do século XIX, foi marcada por ideias semelhantes de infância.

III. O jardim de infância foi criado em 1840 na Alemanha por Froebel, para o atendimento das crianças de 3 a 7 anos.

De acordo com o livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, é incorreto o que se afirma em:

“O método Paulo Freire de alfabetização advoga o uso de ___________________ para estimular o debate entre adultos frequentando classes de alfabetização. Para tanto, estas devem apresentar conteúdos ou situações familiares, próximas à vivência dos adultos que, dessa forma, podem se conscientizar de sua relevância (hoje denominada de usos sociais) [...]." (CAPOVILLA, Fernando C. (org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil, p. 61, adaptado).

O que é usado no método Paulo Freire?

Com base no documento intitulado Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, está correto o que se afirma em:

I. É recomendado que a instituição de educação infantil constitua um grupo para organizar o processo, planejar como será feita a mobilização da comunidade, providenciar os materiais e o tempo necessários, além de preparar espaços para as reuniões dos grupos e plenária final.

II. Quanto menos pessoas dos diversos segmentos da comunidade se envolverem em ações para a melhoria da qualidade da instituição de educação infantil, maiores serão os ganhos para as crianças, para a sociedade e para a educação brasileira.

III. Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil têm uma forma única para serem usados e devem ser seguidos com afinco.

Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem ao movimento em espaços amplos:

“A história da teoria das representações sociais iniciou-se com o surgimento da Psicanálise. [...] Assim, o conceito de representação social foi criado em 1961 por ______________, através do trabalho intitulado La psychanalyse, son image et son public [...]". (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 32).

Assinale a alternativa que preencha a lacuna de forma correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282