Art. 21 - A educação escolar compõe-se de:
I. Educação básica.
II. Educação tecnicista.
III. Educação superior.
Com base na Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
Segundo o livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, “Beethoven, Chopin, Brahms, Schubert e Tchaikovski” são exemplos de qual inteligência?
No livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, dados do Unicef de 2008 revelaram que um determinado país possuía a maior população infantil de até seis anos das Américas, representando 11% de toda a população. Que país é esse?
Segundo consta no livro Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, para o estudioso Neil Postman, a ideia de infância – “talvez a ideia mais humanitária" – surgiu em qual período da história?
Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem à brincadeira:
Segundo consta na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, as duas primeiras instituições brasileiras que atendiam pessoas com deficiências foram criadas no Estado de(do):
“Capacidade de perceber formas e objetos mesmo quando apresentados em ângulos não usuais, capacidade de perceber o mundo visual com precisão, de efetuar transformações sobre as percepções [...]. (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).
A qual inteligência o autor se refere?
Observe:
( ) O balbucio e o choro da criança, mesmo suas primeiras palavras, são claramente estágios do desenvolvimento da fala que têm absoluta relação com a evolução do pensamento.
( ) Em um certo momento, mais ou menos aos seis anos, as curvas da evolução do pensamento e da fala, até então separadas, encontram-se e unem-se para iniciar uma nova forma de comportamento.
( ) A função social da fala já é aparente durante o primeiro ano, isto é, na fase pré-intelectual do desenvolvimento da fala.
Com base no livro Pensamento e Linguagem, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos em dimensões dessa qualidade, que são sete. Dentre eles, podemos citar:
I. Interações.
II. Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais.
III. Promoção de moradia.
Está incorreto o que se afirma em:
De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, no Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início em qual época?
Observe:
I. A história das instituições de educação infantil pode ser compreendida ausente da história da sociedade e da família.
II. A origem das instituições de atendimento à infância, na Europa, do início até a metade do século XIX, foi marcada por ideias semelhantes de infância.
III. O jardim de infância foi criado em 1840 na Alemanha por Froebel, para o atendimento das crianças de 3 a 7 anos.
De acordo com o livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, é incorreto o que se afirma em:
“O método Paulo Freire de alfabetização advoga o uso de ___________________ para estimular o debate entre adultos frequentando classes de alfabetização. Para tanto, estas devem apresentar conteúdos ou situações familiares, próximas à vivência dos adultos que, dessa forma, podem se conscientizar de sua relevância (hoje denominada de usos sociais) [...]." (CAPOVILLA, Fernando C. (org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil, p. 61, adaptado).
O que é usado no método Paulo Freire?
Com base no documento intitulado Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, está correto o que se afirma em:
I. É recomendado que a instituição de educação infantil constitua um grupo para organizar o processo, planejar como será feita a mobilização da comunidade, providenciar os materiais e o tempo necessários, além de preparar espaços para as reuniões dos grupos e plenária final.
II. Quanto menos pessoas dos diversos segmentos da comunidade se envolverem em ações para a melhoria da qualidade da instituição de educação infantil, maiores serão os ganhos para as crianças, para a sociedade e para a educação brasileira.
III. Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil têm uma forma única para serem usados e devem ser seguidos com afinco.
Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem ao movimento em espaços amplos:
“A história da teoria das representações sociais iniciou-se com o surgimento da Psicanálise. [...] Assim, o conceito de representação social foi criado em 1961 por ______________, através do trabalho intitulado La psychanalyse, son image et son public [...]". (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 32).
Assinale a alternativa que preencha a lacuna de forma correta: