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Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:

De acordo com Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “[...] Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios." Para tanto, boas situações de aprendizagem são pautadas em quantos pressupostos pedagógicos?

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, sobre os números racionais, julgue as alternativas como verdadeiras V ou falsas F:

( ) Se o “tamanho" da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério.

( ) Cada número racional pode ser representado por diferentes, mas finitas, escritas fracionárias.

( ) Ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1), a expectativa é a de encontrar um número menor que ambos.

( ) Se a sequência dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números

racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional.

“Como sabemos, o funcionamento da língua não se dá em unidades isoladas como fonemas, morfemas ou palavras soltas, mas em unidades maiores: os textos. Estes se constituem como unidade de sentido e podem ser concebidos como 'um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas'" (BEAUGRANDE, 1997:10)." (SANTOS, C. F; MENDONÇA, M & CAVALCANTE, M.C.B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula).

Acerca dos “textos", destaque a alternativa incorreta:

“Distribuir os conteúdos no tempo é uma exigência inerente ao ensino. A opção tradicional [...] constitui em distribuí-los estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo [...]." (LERNER, Delia. Escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

A opção tradicional, a qual cita a autora, ocorre desde que século?

“O ensino de Língua Portuguesa orientado pela perspectiva gramatical ainda parecia adequado, dado que os alunos que frequentavam a escola falavam uma variedade linguística bastante próxima da chamada variedade ________ e traziam representações de mundo e de língua semelhantes às que ofereciam livros e textos didáticos. A nova crítica do ensino de Língua Portuguesa, no entanto, só se estabeleceria mais consistentemente no início dos anos ___, quando as pesquisas produzidas por uma linguística independente da tradição normativa e filológica e os estudos desenvolvidos em variação linguística e psicolinguística, entre outras, possibilitaram avanços nas áreas de educação e psicologia da aprendizagem, principalmente no que se refere à aquisição da escrita. Este novo quadro permitiu a emersão de um corpo relativamente coeso de reflexões sobre a finalidade e os conteúdos do ensino de língua materna." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:

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