Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Facilidade para o cálculo e para a percepção da geometria espacial [...]". (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A descrição acima se refere a qual tipo de inteligência?

Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que muitos fatores dificultam a superação da prática tradicional da avaliação. Um desses fatores tem persistido em imperar entre as crenças dos professores.

A qual crença a autora se refere?

“A _______________, portanto, é uma mediação no processo de transformação. Digamos assim, ela pode agir 'através' do sujeito. Para quem deseja a mudança resta, pois, a possibilidade de interagir com a intencionalidade dos sujeitos, favorecer a interação entre eles, de forma a que possam ter uma ação pautada numa nova concepção. [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 11).

Assinale a alternativa que indica sobre o que o autor está falando no trecho exposto acima.

Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?

Com base na Resolução nº 7 de 2010, assinale a alternativa correta.

No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que quando pede para que as pessoas representem a avaliação por meio de imagens, a configuração é clara e consistente.

Das alternativas abaixo, qual não condiz com essa configuração?

O artigo 3º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, diz que a Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se em alguns princípios.

Assinale a alternativa que não condiz com o enunciado acima.

Analise:

( ) Os conhecimentos escolares são aqueles que as diferentes instâncias que produzem orientações sobre o currículo, as escolas e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.

( ) Voltados à divulgação de valores fundamentais ao interesse social e à preservação da ordem democrática, os conhecimentos que fazem parte da base nacional comum a que todos devem ter acesso, independentemente da região e do lugar em que vivem, asseguram a característica unitária das orientações curriculares nacionais, das propostas curriculares dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, e dos projetos políticos-pedagógicos das escolas.

( ) A Educação Física, componente obrigatório do currículo do Ensino Fundamental, integra a proposta

político-pedagógico da escola e não poderá ser facultativa ao aluno, em nenhuma hipótese.

Sobre os itens acima, com base na Resolução nº 7 de 2010, assinale a alternativa que contêm a sequência correta quanto às verdadeiras V e falsa F:

Art. 36-B - A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:

I. Articulada com o ensino médio.

II. Subsequente, em cursos destinados a quem ainda não tenha concluído o ensino médio.

III. Subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.

Em consonância com a Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:

Art. 15 - Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento:

I. Linguagens.

II. Matemática.

III. Ciências Relativas.

IV. Ciências Sociais.

V. Ensino Religioso.

Segundo a Resolução nº 7 de 2010, está correto o que se afirma em:

“[...] As cartilhas trabalham com uma concepção de língua escrita como transcrição da fala: elas supõem a escrita como um espelho da língua que se fala [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 47).

Segundo a autora, o modelo típico de cartilha está baseado em qual teoria de aprendizagem?

Observe:

I. São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.

II. Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta for intentada no prazo legal.

III. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

De acordo com o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, está correto o que se afirma em:

“A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de ___________________________ horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar". (Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010).

Assinale a alternativa que preencha a lacuna acima de forma correta.

Leia com atenção: ( ) Não existe uma psicologia geral e única. ( ) Do ponto de vista da teoria básica de Piaget, o elo central, que permite resumir numa unidade todas as peculiaridades do pensamento infantil consiste no egocentrismo. ( ) Vygotsky foi quem introduziu o método clínico, que o promoveu a um dos primeiros lugares na metodologia da investigação psicológica. De acordo com o livro “A formação do símbolo na criança: imitação, jogos, sonho e representação”, indique abaixo a sequência correta quanto às alternativas verdadeiras V ou falsas F.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282