Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Esta [...] concepção está relacionada à tendência tradicional de educação, em que o planejamento era feito sem grande preocupação de formalização, basicamente pelo professor, e tendo como horizonte a tarefa de ser desenvolvida em sala de aula. Os planos eram apontamentos feitos em folhas, fichas, cadernos (tipo 'semanário', até hoje utilizado por professores de 1ª a 4ª série), a partir das leituras preparatórias para as aulas. Uma vez elaborados, eram retomados cada vez que ia dar aquela aula de novo, servindo por anos e anos". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).

A qual tipo de planejamento o autor se refere?

O artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, afirma que a Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se à algumas dimensões.

Das dimensões indicadas nas alternativas abaixo e com base no enunciado acima, assinale a incorreta:

Segundo o documento intitulado Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, o Instituto dos Surdos Mudos foi uma das primeiras instituições criadas no Brasil para atender pessoas com deficiências.

Hoje, esse Instituto é chamado de:

“[...] Prazer especifico em resolver problemas embutidos em palavras cruzadas, charadas ou problemas lógicos como os do tangrama, dos jogos de gamão e xadrez". (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A descrição acima refere-se a qual tipo de inteligência?

“[...] da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais". (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, p. 16).

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios. A definição acima se trata de qual deles?

“[...] aquele estado em que as pessoas tornam-se estranhas a si mesmas e ao mundo que as rodeia, não podendo interferir na sua organização, nem sabendo justificar os motivos últimos de suas ações, pensamentos, emoções. É a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, de falta de compreensão e de domínio de várias manifestações da existência". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).

Assinale a alternativa que corresponde à definição acima:

“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem _____________, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de ___________________. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores __________________, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, p. 01).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e sequenciada:

Segundo as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, é considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quantas horas diárias?

Observe:

I. Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias.

II. Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.

III. Garantir que os alunos sejam avaliados somente por meio de provas teóricas.

De acordo com Jussara Hoffmann, indique as alternativas que estão de acordo com a concepção mediadora:

“[...] sugere que o aluno não aprende simplesmente porque não faz as tarefas previstas, não presta atenção às explicações do professor, não corresponde ao ideal do “bom aluno" [...]". (HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, p.51).

A qual visão de conhecimento a autora se refere?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, quando iniciou a Década da Educação?

Observe:

( ) O pensamento e a palavra estão ligados entre si por um vínculo primário.

( ) O significado é um traço constitutivo indispensável da palavra.

( ) Generalização e significado da palavra não são sinônimos.

Com base no livro A construção do pensamento e da Linguagem, indique respectivamente se as afirmativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F).

Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, relembra uma metáfora, muito utilizada por um educador muito conceituado. A referida metáfora é “educação bancária", que é usada para falar de uma escola em que se pretende “sacar" exatamente aquilo que se “depositou" na cabeça do aluno. Quem foi o educador criador dessa metáfora?

A respeito da educação de jovens e adultos, observe as alternativas abaixo. I. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. II. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. III. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Com base na Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:

“Proust, Gandhi, Freud, Anne Sullivan, Adler, Joana D'Arc, Martin Luther King". De acordo com o livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, de Celso Antunes, os nomes mencionados são exemplos de qual tipo de Inteligência?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282