Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que muitos fatores dificultam a superação da prática tradicional da avaliação. Um desses fatores tem persistido em imperar entre as crenças dos professores.
A qual crença a autora se refere?
“A _______________, portanto, é uma mediação no processo de transformação. Digamos assim, ela pode agir 'através' do sujeito. Para quem deseja a mudança resta, pois, a possibilidade de interagir com a intencionalidade dos sujeitos, favorecer a interação entre eles, de forma a que possam ter uma ação pautada numa nova concepção. [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 11).
Assinale a alternativa que indica sobre o que o autor está falando no trecho exposto acima.
No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que quando pede para que as pessoas representem a avaliação por meio de imagens, a configuração é clara e consistente.
Das alternativas abaixo, qual não condiz com essa configuração?
O artigo 3º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, diz que a Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se em alguns princípios.
Assinale a alternativa que não condiz com o enunciado acima.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa abaixo que não condiz com os temas transversais.
Art. 36-B - A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:
I. Articulada com o ensino médio.
II. Subsequente, em cursos destinados a quem ainda não tenha concluído o ensino médio.
III. Subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
Em consonância com a Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:
O Currículo do Estado de São Paulo fala que a “cultura de movimento" é um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia mundial. O termo “cultura de movimento" é uma forma mais ampla para denominar a cultura:
“[...] As cartilhas trabalham com uma concepção de língua escrita como transcrição da fala: elas supõem a escrita como um espelho da língua que se fala [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 47).
Segundo a autora, o modelo típico de cartilha está baseado em qual teoria de aprendizagem?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais. Uma das alternativas abaixo indica um desses aspectos, assinale-a.
Observe:
I. São admissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.
II. Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta for intentada no prazo legal.
III. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
De acordo com o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, está correto o que se afirma em:
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?