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Hofmann traz em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade uma pesquisa realizada com 30 professores estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, em Porto Alegre, a respeito da pergunta: Por que um aluno não aprende? Como resposta à pesquisa, a maioria dos professores justificaram que a não aprendizagem do aluno se dá:

Na observância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica, exceto:

“Em ______, a Coordenação Geral de Educação Infantil do MEC estabeleceu, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convênio de cooperação técnica para a articulação de um processo nacional de estudos e debates sobre o currículo da Educação Infantil. Disso resultou uma série de documentos, dentre eles “Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares" [...]". (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). O ano em que ocorreu o convênio que trata o documento foi:

Sobre a Progressão Continuada, da qual fala a autora Jussara Hoffmann, é incorreto afirmar que:

“A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças." (Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009). Nesse sentido, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, exceto:

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é correto o que se afirma em:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:

No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que a realidade de nossas escolas está distante de ser considerada eficiente, já que enfrentamos quase que os mesmos problemas no ensino público, como muitas turmas, salas superlotadas e, ao final de cada ciclo:

Observe as afirmativas abaixo:

I- O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe em condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.
II- À família do adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa família.
III- Ao adolescente portador de deficiência é garantido trabalho e com privilégio.
IV- A remuneração que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho desfigura o caráter educativo.
V- Um dos princípios que a formação técnico-profissional obedecerá é a garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.

Considerando V, para verdadeiro, e F, para falso, assinale a alternativa correta com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente:

No que concerne à Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009, assinale a alternativa incorreta:

De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, uma das propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, está correta na alternativa:

Para efetivar os objetivos das propostas pedagógicas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, exceto:

Jussara Hoffmann aponta, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, alguns princípios importantes para uma ação avaliativa mediadora. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não está de acordo com as ideias da autora sobre o tema em questão:

No que concerne à Resolução CNE/CP nº 1 de 2004, assinale a alternativa correta:

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos, de acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo, exceto:

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