Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução afirma-se que a garantia do acesso e da permanência na escola dependem da solução de problemas variados, dentre os quais se destacam os ligados à:
A função da escola em proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas tem, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira ________________. Assinale a alternativa correta:
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, no processo de escuta de textos orais, espera-se que o aluno do terceiro e quarto ciclos ____________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima:
Segundo a Lei 9.394/96, o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Aponte a alternativa que não se refere a esses princípios:
No que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que não condiz com o que se espera do aluno do terceiro e quarto ciclos no processo de produção de textos orais:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução - dizem que o Plano Decenal de Educação, à luz da Constituição de 1988, reafirma a necessidade e a obrigação do(a)(s) __________ de elaborar parâmetros claros, no campo curricular, capazes de orientar o ensino fundamental de forma a adequá-lo aos ideais democráticos e à busca da melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras. Marque a opção que preenche corretamente a lacuna acima:
Marque a opção que não tem a ver com o diálogo entre o professor e o aprendiz e a organização de situações-aprendizagens feitas pelo professor, segundo Telma Weisz:
segundo a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com alguns princípios. Assinale a alternativa que não condiz com esses princípios:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, o Brasil é também signatário da _____________________, assinada pelos nove países em desenvolvimento de maior contingente populacional do mundo — em que reconhece a educação como instrumento proeminente da promoção dos valores humanos universais, da qualidade dos recursos humanos e do respeito pela diversidade cultural. Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima:
“O principal instrumento utilizado para avaliar o ensino fundamental em todo o país é o __________________________________, implantado a partir de 1990 e realizado com o apoio das secretarias de educação dos estados e municípios. Os levantamentos de dados são realizados a cada dois anos, abrangendo uma amostra probabilística representativa dos 26 estados e do Distrito Federal [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, 1998). Com base no documento especificado, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Segundo Délia Lerner, o que se põe como necessário é o enfrentamento do real no intuito de formar alunos praticantes da cultura escrita. Para isso, é necessário redimensionar o ensino das práticas de leitura e escrita como práticas sociais. Para esse redimensionamento é preciso olhar e analisar cinco questões presentes na escola que estão assinaladas abaixo, com exceção da alternativa:
Délia Lerner diz que na escola é necessário trabalhar a leitura com duplo propósito. Diante da afirmação acima, aponte a alternativa que mostra esse duplo propósito;
A escola de qualidade social, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, pode-se dizer que o analfabetismo no Brasil é, hoje, um fenômeno localizado. Enquanto a região Sudeste, por exemplo, apresenta uma taxa inferior a 5% de analfabetos com 15 anos ou mais de idade, a região Nordeste apresenta, nessa faixa, uma taxa superior a:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, de Telma Weisz: