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“A ______________________ (1999), promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3.956/2001, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais. Este Decreto tem importante repercussão na educação, exigindo uma reinterpretação da educação, adotado para promover a eliminação das barreiras que impedem o acesso à escolarização." O trecho, extraído do documento Marcos Legais da Educação na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, refere-se à(ao):

De acordo com Edna de Oliveira Verussa, o software Junctus foi desenvolvido com o objetivo de:

Delia Lerner afirma que “Em primeiro lugar, para possibilitar a escolarização das práticas sociais de leitura e escrita, para que os professores possam programar o ensino, um passo importante que deve ser dado em relação ao projeto curricular é o de explicitar, entre os aspectos implícitos nas práticas, aqueles que resultam hoje acessíveis graças aos estudos [...].” Assinale a alternativa que não corresponde a um desses estudos que a autora cita:

Segundo Reis, citado na dissertação intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, os dispositivos de Tecnologia Assistiva podem agrupar-se em função da sofisticação que incorporam. Assinale a alternativa que não condiz com esses agrupamentos:

No início do século XX, segundo os Marcos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, foi fundado no Brasil o Instituto Pestalozzi (1926), instituição especializada no atendimento às:

“A municipalização, processo de descentralização político-administrativa em implantação no país desde 1988, veio, segundo Aranha (2000), “aproximar dos cidadãos a instância decisória responsável pela definição dos rumos a imprimir à vida na comunidade. Aproximou, também, o controle social sobre a execução das direções escolhidas e das decisões tomadas pela comunidade [...]." (Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos). Nesse contexto, passou a ser necessário que cada município se organizasse para ________________. Assinale a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima:

Telma Weisz diz que os alunos aprendem a dar informações que julgam importantes para o colega num ambiente:

“O movimento ______________________________ é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação [...]." A qual movimento o documento Marcos Políticos Legais na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva se refere?

De acordo com a dissertação Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, o intérprete de LIBRAS, presença que deveria ser obrigatória nas salas de aula com alunos surdos, é aquele que:

“[...] quando dizemos que os alunos devem ter problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir, estamos nos referindo a uma questão de natureza ___________, que tem enormes consequências de natureza pedagógica (e vice-versa) [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos. Assinale a alternativa que não se refere a esses requisitos:

A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e interação, que pressupõem a ________________. De acordo com os Marcos Políticos Legais na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, aponte a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:

Telma Weisz diz que “[...] o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar [...].” A qual perspectiva a autora se refere?

A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se em alguns princípios:

I- Dignidade humana.
II- Igualdade de direitos.
III- Religiosidade do Estado.
IV- Centralização de atendimento às pessoas pobres.

De acordo com a Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012, assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que não condiz com a Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004:

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