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O ensino inclusivo requer bastante organização por parte do professor e outros profissionais que formam o contexto escolar. Stainback e Stainback (1999) apresentam alguns componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo, entre eles:

As estratégias inclusivas não podem apenas ser feitas na forma discursiva, mas na realização de experiências em que as possibilidades de cada um possam ser manifestadas. Assim, conforme Brasil (2010) destacamos alguns princípios básicos para a efetivação da Inclusão: I. acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais às classes comuns; II. a frequência desses alunos a escolas próximas as suas casas; III. a aprendizagem conjunta, mesmo tendo objetivos e processos diferentes; IV. um suporte técnico aos professores de classe comum, para que possam desenvolver formas criativas de atuação com as crianças com deficiência. São consideradas estratégias inclusivas:

O professor Marcílio participa de forma sistemática e coletiva da elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola em que trabalha. Nesse sentido deve levar em conta que os planos de ensino traduzem os princípios norteadores do PPP, tornando-se:

Ao se referir ao processo da inclusão no contexto escolar, Mantoan (2003) ressalta sobre desafios existentes no cotidiano e se refere não apenas ao aluno, mas também à escola. A esse respeito a autora enfatiza que:


No que diz respeito à formação profissional do professor para trabalhar com o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, Xavier (2002) considera que:


No que diz respeito à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, entende-se como a principal forma de comunicação para a pessoa surda. Um dos conceitos iniciais foi apresentado por Brito (1993; 1995). Para a autora:

O Plano Nacional da Educação – PNE, Lei nº 13.005/2014 apresenta um conjunto de 20 metas a serem alcançadas em determinado período de tempo. A sua vigência se estende durante 10 anos. Relacionado à Educação Especial, a meta 04 dispõe:


Para Brasil (2010) a universalização da educação básica trouxe consigo maior diversidade de alunos nas escolas, evidenciando-se a diversidade como característica constituinte das diferentes sociedades e da população. Nesse sentido:

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando:

A adoção de termos como “cultura surda", “identidade surda", “comunidade surda", “biculturalismo" e “multiculturalismo" expressa os conflitos e a busca de soluções. Cada um desses termos carrega consigo decisões e expectativas a cerca do significado da surdez e, apesar de diferentes, eles podem construir possibilidades de solução para os mais diversos dramas. Em relação a definição de Behares (1994) uma pessoa surda é:

Segundo Cunha e Ferreira (2010) a Síndrome de Rett se manifesta após os primeiros 06 a 12 meses de vida. Os autores destacam algumas características presentes na criança. Entre as diversas estão presentes: I. Desenvolvimento de múltiplos déficits específicos após um período de funcionamento normal nos primeiros meses de vida; II. Desaceleração do crescimento do perímetro cefálico. III. O interesse social diminui após os primeiros anos de manifestação do quadro, embora possa se desenvolver mais tarde. IV. Prejuízo persistente na interação social. V. Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Estão corretas apenas

Em 2007, com o Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, é lançado o Plano de Desenvolvimento da Educação– PDE, reafirmado pela Agenda Social de Inclusão das Pessoas com Deficiência, tendo como eixos:

O Ministério da Educação, com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, instituiu o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Essas salas são organizadas com:

Nos estudos de Coll, Palacios & Marchesi, (1995) pode-se dizer que as mudanças legislativas pressupõem, por um lado, um reconhecimento do que já está sendo feito de forma isolada ou dispersa no sistema educacional e, por outro, o estabelecimento de uma estrutura mais ampla, que orienta e impulsiona em uma determinada direção as atuações dos diferentes agentes educacionais. Assim:

A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, na visão crítica generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação da matérias específicas, das ciências que:

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