Depreende-se da leitura do excerto, a existência de um complexo problema enfrentado pelos PCN´s através
Na obra “composição com vermelho, amarelo e azul (1921), o artista plástico Piet Mondrian, lança mão de recursos relacionados à morfologia da linguagem visual, de modo a caracterizar sintaticamente a sua obra como uma pintura abstrata, ou seja:
Para que o processo pedagógico em artes visuais possa desenvolver no aluno a competência para a devida leitura de imagens, cabe ao professor, em seu planejamento, observar conteúdos, ações práticas e metodologias que objetivem o desenvolvimento da:
A ideia de usar o slogan “black is beautiful, foi considerada como “infeliz” pelo jornalista que reconheceu na campanha uma referência ao movimento negro que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, no qual:
A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A educadora brasileira Ana Mae, foi pioneira na sistematização do ensino de Arte em museus, quando foi diretora do MAC. Essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação no país. A proposta triangular foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte e que são:
O Dadaísmo é uma tendência estética surgida no início do século XX, em meio às transformações ocorridas no ambiente cultural, político e econômico da Europa ao final da Primeira Guerra. Este movimento que integra as vanguardas da arte europeia:
No ano de 1922, jovens artistas paulistas promoveram uma profunda transformação no ambiente das Artes no país. Rompendo com o modelo estabelecido pela Academia de Belas Artes, instituíram a Arte Moderna brasileira, estabelecendo como paradigma do ensino de Arte,
Ao longo da história da Arte, a arquitetura foi utilizada como forma de referenciar a cultura material dos diversos povos e estéticas que se sucederam ao longo do desenvolvimento da humanidade. Esta linguagem esteve associada à construção de templos que cumpriam funções místicas e religiosas como o santuário de Stone Henge na Inglaterra do período neolítico, as pirâmides egípcias,
construídas entre os anos 2.600 e 2300, a.C, aproximadamente e as catedrais católicas, erguidas entre o séc. V e o século XVI, todos construídos em épocas em que a religião influenciava o Estado. A partir do século XX, com a definitiva afirmação do Estado moderno, a valorização do mercado da Arte, o interesse das empresas em patrocinar iniciativas culturais e a aproximação entre arte e entretenimento promoveram
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Afim de dar conta de tais necessidades, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) estabelecem os temas transversais. A respeito do diálogo entre os temas transversais e a área de Arte é correto afirmar que: