Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Depreende-se da leitura do excerto, a existência de um complexo problema enfrentado pelos PCN´s através

Na obra “composição com vermelho, amarelo e azul (1921), o artista plástico Piet Mondrian, lança mão de recursos relacionados à morfologia da linguagem visual, de modo a caracterizar sintaticamente a sua obra como uma pintura abstrata, ou seja:


Para que o processo pedagógico em artes visuais possa desenvolver no aluno a competência para a devida leitura de imagens, cabe ao professor, em seu planejamento, observar conteúdos, ações práticas e metodologias que objetivem o desenvolvimento da:

A ideia de usar o slogan “black is beautiful, foi considerada como “infeliz” pelo jornalista que reconheceu na campanha uma referência ao movimento negro que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, no qual:

A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A educadora brasileira Ana Mae, foi pioneira na sistematização do ensino de Arte em museus, quando foi diretora do MAC. Essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação no país. A proposta triangular foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte e que são:

O Dadaísmo é uma tendência estética surgida no início do século XX, em meio às transformações ocorridas no ambiente cultural, político e econômico da Europa ao final da Primeira Guerra. Este movimento que integra as vanguardas da arte europeia:

No ano de 1922, jovens artistas paulistas promoveram uma profunda transformação no ambiente das Artes no país. Rompendo com o modelo estabelecido pela Academia de Belas Artes, instituíram a Arte Moderna brasileira, estabelecendo como paradigma do ensino de Arte,

Ao longo da história da Arte, a arquitetura foi utilizada como forma de referenciar a cultura material dos diversos povos e estéticas que se sucederam ao longo do desenvolvimento da humanidade. Esta linguagem esteve associada à construção de templos que cumpriam funções místicas e religiosas como o santuário de Stone Henge na Inglaterra do período neolítico, as pirâmides egípcias,

construídas entre os anos 2.600 e 2300, a.C, aproximadamente e as catedrais católicas, erguidas entre o séc. V e o século XVI, todos construídos em épocas em que a religião influenciava o Estado. A partir do século XX, com a definitiva afirmação do Estado moderno, a valorização do mercado da Arte, o interesse das empresas em patrocinar iniciativas culturais e a aproximação entre arte e entretenimento promoveram

O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Afim de dar conta de tais necessidades, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) estabelecem os temas transversais. A respeito do diálogo entre os temas transversais e a área de Arte é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282