Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 4 de 4 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 4
Questões por página:
Q664804

Um movimento ocorre quando existe uma série de contrações musculares, que podem ser quantificadas. A contração pode prolongar-se por um tempo maior ou menor, tendo, assim, uma duração. Contrações realizadas em um mesmo espaço podem ter durações diferentes em função da velocidade de contração e de descontração das fibras musculares, então uma contração realiza-se com velocidade. Se as contrações forem realizadas no mesmo espaço de tempo, elas podem desenvolver diferentes graus de tensão em função da resistência exterior que elas têm de vencer (BARBANTI, 2010). Estes parâmetros da contração muscular relacionam-se entre si e envolvem três tipos de afinidades: força-velocidade, forçaresistência e velocidade-resistência. Sobre isso, analise as seguintes afirmativas: I – A relação força-velocidade diz que a velocidade de contração do músculo é dependente da força do músculo. II – A relação força-resistência diz que quanto menor é a força menor é a resistência III – A relação velocidade-resistência diz que velocidade altas podem ser mantidas por um tempo longo. IV – A relação força-velocidade diz que à medida que o músculo tem de fazer mais força, a velocidade de contração diminui. Das afirmativas:

Carregando...
Q664811

Os efeitos fisiológicos do exercício variam de acordo com o momento de sua aparição, e podem ser considerados agudos e crônicos. Para analisar estes efeitos, deve-se considerar a via metabólica utilizada, características da dinâmica e massa muscular envolvida, da intensidade, duração, periodicidade e ritmo (OSELLA, 2005). Sobre isso, analise as seguintes afirmações: I – Exercícios com duração até 10 segundos utilizam a via metabólica anaeróbica láctica. II – Exercícios com duração até os 40 segundos, sem exceder os 2 minutos, a via metabólica é quase exclusivamente anaeróbica alática. III – Exercícios com duração superior a 2 ou 3 minutos utilizam predominantemente a via metabólica aeróbia. IV – Exercícios envolvendo pequenos grupos musculares tendem a ser anaeróbios, enquanto exercícios de grandes grupos musculares, como caminhar ou correr, são predominantemente aeróbios. Das afirmações:

Carregando...
Q664803

A cafeína é um estimulante cujo mecanismo de ação se baseia na excitação do sistema nervoso simpático (ARAÚJO, 2005). Sobre os efeitos fisiológicos da cafeína, analise as afirmações a seguir: I – A cafeína provoca a vasoconstricção dos vasos sanguíneos. II – A cafeína promove um aumento na frequência cardíaca. III – A cafeína diminui a resistência e a capacidade de endurance. IV – A cafeína aumenta a mobilização de ácidos graxos livres. Estão corretas as afirmações:

Carregando...
Q664799

Um recurso ergogênico é qualquer substância, processo ou procedimento que pode aumentar a performance através de melhora da força, velocidade, tempo de resposta ou resistência do atleta (ARAUJO, 2005). No recurso do tipo farmacológico o exemplo mais comum são os esteroides androgênicos anabolizantes, que são derivados sintéticos do hormônio:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282