Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q664809

A obesidade é uma doença multideterminada, conjugando fatores biológicos, ambientais e comportamentais (NAHAS, 2017). Diversas são as causas diretas ou coadjuvantes, o que reflete em implicações para a saúde, EXCETO:

Carregando...
Q664795

A osteoporose, denominada com frequência “doença dos ossos quebradiços”, é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração microarquitetônica do tecido ósseo com subsequente aumento na fragilidade dos ossos e suscetibilidade para sofrer fraturas. Exercícios que produzem altas forças compressivas na coluna vertebral e nas extremidades inferiores são contra- indicados para pessoas com osteoporose (ACSM, 2002). Marque a alternativa que corresponde ao exercício que NÃO é contraindicado para as pessoas com osteoporose.

Carregando...
Q664815

Sobre a pressão arterial, a frequência cardíaca e suas relações, analise as afirmativas abaixo: I – A pressão arterial sistólica deve subir durante o exercício aeróbico, seja ele um exercício gradativo ou com carga constante e em estado estável. II – O débito cardíaco é a varável usada na fisiologia do exercício para enunciar a hemodinâmica cardiovascular global e está relacionada com à pressão arterial, apenas com à frequência cardíaca. III – A combinação da pressão arterial e da frequência cardíaca é conhecida como o produto frequência-pressão ou duplo produto. IV – A pressão arterial e a frequência cardíaca combinadas são indicadores importantes para a resistência muscular. Das afirmativas, somente:

Carregando...
Q664810

Os fatores de risco para doença aterosclerótica coronariana segundo o ACSM (2006) são oito, sendo que desse total, existem sete fatores de risco positivo e um fator de risco negativo para a estratificação dos riscos. Sobre isso, marque a alternativa que corresponde ao fator de risco negativo para a doença.

Carregando...
Q664794

“Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética – portanto voluntário, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso” (NAHAS, 2017, p. 51). Esta é a definição do conceito de:

Carregando...
Q664802

“Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento (ou manutenção) da aptidão física, de habilidades motoras ou reabilitação orgânicofuncional” (NAHAS, 2017, p. 52). Esta definição é referente ao conceito de:

Carregando...
Q664806

O diabetes é uma das principais doenças crônicas que afetam o homem moderno e ocorre por deficiência ou ausência da produção de insulina no pâncreas. Recomenda-se a prática de atividade física para os diabéticos por promover importantes benefícios (OLIVEIRA E OLIVEIRA, 2005). Sobre isso, marque a alternativa correta.

Carregando...
Q664798

Uma condição humana com dimensões física, social e psicológica é caracterizada num contínuo com pólos positivos e negativos. Positivamente, seria caracterizada com a capacidade de ter uma vida satisfatória e proveitosa, confirmada geralmente pela percepção de bem-estar geral; negativamente, estaria associada com a morbidade e, no extremo, com mortalidade prematura (NAHAS, 2017). Esta descrição trata-se da definição do conceito de:

Carregando...
Q664813

Morbidez e mortalidade aumentadas estão associadas com obesidade, que pode ser definida como um excesso de tecido adiposo que resulta de uma ingestão energética excessiva em relação ao dispêndio de energia. Várias doenças exibem uma poderosa associação com a obesidade ,EXCETO:

Carregando...
Q664793

O treinamento físico é baseado em princípios biológicos, como por exemplo o princípio da sobrecarga. A adaptação que acontece no organismo durante o treinamento físico é determinada pela natureza da sobrecarga, sua intensidade e seu volume. Adaptação é a elevação da capacidade funcional da pessoa devida à sobrecarga externa e/ou a um ajuste a uma dada condição ambiental, que é tanto física como psicológica, e deve ser vista como um processo (BARBANTI, 2010). Intensidade e volume são características da sobrecarga, e sobre isso é correto afirmar que:

Carregando...
Q664797

O princípio da especificidade do treinamento físico é baseado no fato de que as maiores mudanças funcionais e morfológicas durante o treinamento acontecem somente nos órgãos, nas células e nas estruturas intracelulares que são responsáveis pelo movimento. Um treinamento específico tem efeitos específicos sobre o organismo, ou seja, o organismo sempre se adapta de modo específico ao que lhe for oferecido (BARBANTI, 2010). Sobre os fundamentos deste princípio, analise as afirmações abaixo. I – O treinamento não deve ser necessariamente relacionado com a característica do esporte. II – Não é necessário que o treinamento envolva os músculos que participam do gesto do esporte. III – A velocidade de execução dos exercícios no treinamento deve ser muito próxima à velocidade do gesto esportivo. IV – A amplitude do movimento executado no treinamento deve ser simular à amplitude do gesto esportivo. Das afirmações, somente:

Carregando...
Q664805

Este teste começa com as pessoas caminhando ou trotando devagar e termina em corrida rápida numa distância demarcada de 20 metros, indo e vindo de acordo com o ritmo estabelecido por um sinal sonoro. É composto por múltiplos estágios que duram em torno de um minuto marcados e o estágio em que o indivíduo para ou não consegue manter o ritmo ditado indicará o nível de aptidão física (NAHAS, 2017). Esta é a descrição do teste de Legér e Lambert (1982), que objetiva estimar, especificamente:

Carregando...
Q664800

Sobre os benefícios da atividade física regular e/ou do exercício físico para a função cardiovascular e respiratória, é correto afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) E
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282