Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 28 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Para todo pai ou mãe, três bebês diferentes reúnem-se no momento do nascimento: a criança imaginária de seus sonhos e fantasias; o feto invisível real (hoje só visto por exames devido à alta tecnologia e avanços da medicina), e o recém nascido de fato, que pode ser visto, ouvido e, por fim, pego nos braços.

Tendo em vista um referencial psicanalítico, analise as assertivas:

I. O conceito de inteligência, no referencial psicanalítico, sofre um deslocamento de ênfase nos aspectos da sexualidade e do desejo para centralizar-se nas questões referentes aos aspectos biológicos, ambientais ou interacionistas, introduzindo questões relacionadas à linguagem e ao estabelecimento de uma ordem fálica.

II. Segundo uma visão psicanalítica a dinâmica pai-mãe-filho está bem antes do nascimento da criança e reenvia cada um dos pais à maneira pela qual eles mesmos viveram seus édipos e ultrapassaram as distorções ligadas ao desejo do incesto.

III. Depois do nascimento do bebê, o desenvolvimento e a continuidade das atitudes de apego maternal dependem da capacidade que a mulher tem de retomar suas fantasias de unidade com a própria mãe.

Assinale:

Carregando...

Ao falar da constituição do sujeito, Lacan dedica-se a um estádio do desenvolvimento da criança: ______________________. Em sua teoria esse estádio diz do processo de formação do eu através da identificação do sujeito infans com a própria imagem especular. Esse processo tem início com o “desamparo original" do bebê humano após seu nascimento.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

Carregando...

A perspectiva de __________________ era a de evidenciar uma outra modalidade de funcionamento não previsto pelos desenvolvimentistas: a importância da linguagem e, portanto, o necessário estudo de suas leis para a concepção da constituição psíquica.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

Carregando...

Analise as assertivas tendo como referência o Estatuto do Idoso, Lei Nº 10.741, de 2003:

I. Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.

II. Toda instituição dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificação externa visível, sob pena de interdição, além de atender toda a legislação pertinente.

III. O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.

Marque:

Carregando...

Assinale a opção falsa. O título de especialista:

Carregando...

Com os avanços sociais relacionados à despatologização da população transgênera, a legislação argentina passou a permitir que a mudança no registro civil possa ser feita em cartório, sem a necessidade de um laudo médico atestando transtorno psiquiátrico. Ponderando sobre essa temática, assinale verdadeiro (v) ou falso (f): pelo Conselho Federal de Psicologia brasileiro, de que a transexualidade caracteriza-se por um transtorno de personalidade.

II. Alguns pesquisadores concebem que as questões psiquiátricas na população transgênera são produto da violência e discriminação que sofrem e não produto da sua condição transgênera.

III. Atualmente comprovou-se definitivamente que a identidade transsexual é uma doença.

Assinale:

Carregando...

Em consonância com o Estatuto do Idoso, aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado:

Carregando...

São Especialidades da Psicologia, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia no Brasil, exceto:

Carregando...

Analise com atenção:

I. A teoria psicanalítica vem nos dizer da constituição de uma estrutura subjetiva, do tornar-se sujeito de desejo, e da importância dessas construções na infância.

II. Freud queria, de fato, que sua teoria constituísse, entre outras coisas, um modelo da construção dos processos através dos quais um indivíduo se torna um ser sexuado.

III. Uma das descobertas mais importantes de Freud foi a ideia de que a sexualidade é determinada pela biologia.

Assinale:

Carregando...

A teoria psicogenética de_________________, biólogo, epistemólogo e psicólogo, tinha grande interesse na emergência de estruturas novas em processos históricos ou evolutivos. Estudou o que era generalizável na estrutura cognitiva humana: o homem conhecedor.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

Carregando...

A _____________ traz em seu bojo a concepção de que todo Homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo.

Carregando...

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069 de 1990:

I. Considera-se criança, para os efeitos da Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

II. A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

III. As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

Marque:

Carregando...

É um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

O texto versa sobre qual documento emitido por psicólogo?

Carregando...

Ainda segundo o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, (Resolução CFP N 007/2013) são documentos produzidos pelos profissionais psicólogos, exceto:

Carregando...

Analise:

I. Winnicott sustentou os pré-requisitos da curiosidade intelectual em dois enigmas fundamentais que se colocam na infância: 1) de onde vêm as crianças; e, 2) porque o mundo se reparte em meninos e meninas - e ambas as perguntas estão determinadas pelo posicionamento desejante da criança em sua correlação com as figuras edípicas.

II. Sabe-se da importância da tolerância à frustração por parte da criança, diante das demandas educacionais parentais, como uma pré-condição para a fundação de um aparato organizador do pensamento e de suas funções cognitivas.

III. Sobre a importância que o Outro primordial tem na montagem psíquica do infans, pode-se acrescentar também que o lugar do filho no desejo dos pais é parcela essencial na constituição subjetiva.

Assinale:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) D
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282