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A condução do processo de ensino requer uma compreensão clara e segura de como os estudantes aprendem, quais as condições externas e internas que os influenciam. Os resultados da aprendizagem se manifestam:

O professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função das aprendizagens dos alunos, utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos, a que chamamos, na Didática:

A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem o que requer:

De acordo com os PCN, um dos saberes profissionais, necessários à educação crítica é administrar a progressão das aprendizagens, o que requer:

O ensino planejado e executado na perspectiva democrática caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção:

O professor Lucas participa do planejamento coletivo e da elaboração de projetos didáticos pedagógicos. Assim considera criticamente os limites e as possibilidades do contexto de trabalho, os princípios norteadores da ação, os objetivos, etapas e caminhos a seguir, de acordo com o PPP escolar, acompanhando sistematicamente o processo de ensino e aprendizagem, bem como os seus resultados. Nesse sentido os pressupostos definidos em qualquer projeto de trabalho escolar devem considerar:

O professor Alexandre sugeriu no planejamento bimestral algumas situações de aprendizagem que possibilitam tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais quanto a articulação com os conhecimentos que os estudantes já possuem. Os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser considerados:

A escola pública democrática cumpre a sua função social e política quando assegura:

O professor Mauro organiza a sala de aula de modo que os estudantes tenham acesso aos materiais de uso frequente, aos livros infanto juvenis, jogos pedagógicos, cantinho de Ciências, a fim de favorecer as descobertas e preservação do bem coletivo. Quando o espaço didático é tratado dessa maneira passa a ser objeto de:

A professora Maria das Graças participa efetivamente do planejamento coletivo na escola e considera que todos os estudantes devem ser acompanhados pelas equipes docentes, gestoras, pedagógicas, objetivando atender as demandas dos alunos e da educação escolar. Esta atitude da professora faz parte de uma postura democrática que reconhece o planejamento como:

A escola pública que queremos é caracterizada por ensinar bem a todos, enquanto uma instituição educacional que requer profissionalismo. Sob esse ponto de vista o professor deve participar efetivamente do Projeto Político Pedagógico- PPP, alicerçando a sua prática:

As exigências práticas da sala de aula requerem algumas indicações que orientam:

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