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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q631264

A Portaria Nº 1.029, de 20 de maio de 2014 amplia o rol das categorias profissionais que podem compor as Equipes de Consultório na Rua em suas diferentes modalidades e dá outras providências, classificando como Modalidade II:

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Q631283

Identifique a alternativa CORRETA sobre a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010 – SB BRASIL 2010:

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Q631282

Segundo a Lei 8080/90, estão dentro dos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS):

1 A execução da proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

2 A formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.

3 A fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.

4 A formulação e execução da política de sangue e seus derivados.

5 A formação de recursos humanos na área de saúde

6 A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

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Q631263

Preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso), no que diz respeito aos princípios do processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família:

( ) Universalidade e Eqüidade

( ) Integralidade da atenção e Capacitação Técnica

( ) Trabalho em equipe, interdisciplinar e Especializado

( ) Foco de atuação centrado no território-famíliacomunidade

( ) Humanização da atenção

( ) Responsabilização e vínculo.

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Q631307

A Em 2006, os gestores de Saúde assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde, com base nos princípios constitucionais do SUS e ênfase nas necessidades de saúde da população. O Pacto que estabelece o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades, tais como saúde do trabalhador, fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência e saúde mental é aquele conhecido por Pacto:

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Q631281

As diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal buscam a ampliação e qualificação da Atenção Básica. Para isso, recomenda a organização e o desenvolvimento de determinadas ações. Qual das alternativas abaixo não configura uma dessas ações?

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Q631279

A vigilância epidemiológica é um “conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de se recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". A fase mais nobre da metodologia utilizada na Vigilância Epidemiológica é denominada de:

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Q631267

Leia as afirmativas abaixo sobre as medidas de morbidade usadas na Epidemiologia e assinale a alternativa CORRETA:

I. A relação entre incidência e prevalência segue a seguinte fórmula: INCIDÊNCIA = PREVALÊNCIA X DURAÇÃO MÉDIA DA DOENÇA

II. A incidência mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo (dia, semana, mês, ano).

III. A prevalência (p) mede o número total de casos, episódios ou eventos existentes em um determinado ponto no tempo. Indica o número de pessoas da população que passou de um estado de não-doente para doente.

IV. A mudança da prevalência pode ser afetada tanto pela velocidade da incidência como pela modificação da duração da doença.

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Q631278

Qual o indicador que é calculado pela incidência de mortes entre portadores de uma determinada doença, em certo período de tempo, dividida pela população de doentes?

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Q631259

De acordo com o Decreto 7508/11, preencha as lacunas abaixo com os números correspondentes às suas descrições e assinale a alternativa CORRETA:

1 Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

2 Acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.

3 Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema.

4 Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde

( ) Redes de Atenção

( ) Região de Saúde

( ) Mapa da Saúde

( ) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde

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Q631261

Identifique a alternativa que é contrária ao que descreve a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, sobre as características do processo de trabalho das Equipes de Atenção Básica no SUS.

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Q631311

Leavell & Clark, em 1965, propuseram o modelo da história natural da doença composto por três níveis de prevenção (primário, secundário e terciário). De acordo com essa classificação, as ações de prevenção e exames de diagnóstico precoce dirigidas ao Câncer bucal, estão inseridas, respectivamente em quais níveis de prevenção:

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Q631260

Escolha a seguir a alternativa CORRETA em relação à Região de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS):

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Q631265

Considerando o Manual Instrutivo 3º Ciclo (2015 – 2016) do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), ao completar a etapa de contratualização no sistema de adesão, as equipes assumem compromissos voltados para a melhoria do acesso e da qualidade no âmbito da Atenção Básica. São compromissos das equipes: I. Instituir espaços regulares para a discussão do processo de trabalho da equipe e para a construção e acompanhamento de projetos terapêuticos singulares. II. Alimentar o Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica/e-SUS-SISAB de forma regular e consistente, independentemente do modelo de organização da equipe e segundo os critérios do Manual Instrutivo. III. Implementar processos de acolhimento à demanda espontânea para a ampliação, facilitação e qualificação do acesso. IV. Pactuar metas e compromissos para a qualificação da Atenção Básica com a gestão municipal. V. Implantar processo regular de Monitoramento e Avaliação, para acompanhamento e divulgação dos resultados da Atenção Básica no município; VI. Organizar o processo de trabalho da equipe em conformidade com os princípios da atenção básica previstos no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

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Q631304

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A respeito do PSF, podemos destacar que:

I. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

II. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública e privada de ensino.

III. As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) E
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