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Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar

Na teoria de Vygotsky, o conceito de mediação é crucial para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Em contextos educativos, a mediação à qual se refere esse autor pode ser exercida por instrumentos

Em sua teoria, Henri Wallon conferiu um papel primordial à afetividade na constituição e no desenvolvimento do sujeito. Esse autor propõe que a afetividade e a congnição

A ciência psicológica tem vasta produção de teorias no que diz respeito aos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo necessário consolidar conhecimentos acerca desses processos nos jovens e adultos. As análises recentes acerca desta questão apontam que

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa

No Brasil, as inserções da psicologia no campo educacional marcaram as origens e o desenvolvimento da própria ciência psicológica. Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque

A Comissão Nacional de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) surgiu com a finalidade de integrar os debates em torno das contribuições da psicologia no campo da educação, em articulação com as metas definidas no Plano Nacional de Educação. Um dos desafios postos a essa comissão, no tocante à luta para assegurar a inserção profissional da psicologia na educação, é

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada

No que tange à produção do conhecimento em psicologia, muitos questionamentos têm sido feitos às concepções naturalizantes de adolescência oriundas de algumas teorias psicológicas. A partir dessa perspectiva crítica, a adolescência é definida como um

Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de

Atualmente, o papel atribuído ao psicólogo escolar e educacional é diferente daquele que lhe era imputado no momento de surgimento dessa área de atuação. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), acompanhando a orientação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), institui como atribuições do profissional especialista nessa área:

A partir da situação problema descrita a seguir,responsa a questão seguinte:


As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a qual a afetividade na relação professor-aluno

Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da aprendizagem, faz-se necessário refletir que

O modelo de atuação emergente é associado à incorporação de novas concepções e práticas, conferindo ao psicólogo escolar e educacional a responsabilidade de

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