Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q745837

Uma mulher de 43 anos, sedentária, procura uma unidade de saúde para consulta de rotina. Ela informa ao enfermeiro que tem seus valores de pressão arterial variando de 130/85 a 139/89 mmHg. Após avaliação, considerando os achados da anamnese, do exame físico e de exames complementares, constatou-se que a usuária apresenta baixo risco cardiovascular.

Corresponde à conduta a ser adotada pelo enfermeiro

Carregando...
Q745844

Durante o atendimento da puericultura, trabalhar a alimentação é uma das recomendações necessárias para a vigilância do crescimento e desenvolvimento saudáveis. O alimento ideal para as crianças até completarem o sexto mês de vida está no aleitamento materno exclusivo, pelo qual elas recebem tudo de que precisam para um crescimento saudável. As boas práticas em aleitamento dependem de apoio e esclarecimentos fornecidos à mãe, pela equipe de saúde, o mais precocemente possível e durante todo o período necessário.

O que garante o sucesso desse apoio é esclarecer às mães que

Carregando...
Q745849

Considerando a classificação de risco em saúde mental para problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, conforme níveis de prioridades (vermelho: imediato; amarelo: avaliação no mesmo dia; verde: avaliação no mesmo dia, porém com menor prioridade; azul: avaliação com agendamento em até 15 dias), é correto afirmar que o paciente, na prioridade

Carregando...
Q745851

Como ferramenta para a avaliação do crescimento e a prevenção da obesidade infantil, o Ministério da Saúde incluiu o índice de massa corporal (IMC) como parâmetro que permite que a criança seja mais bem avaliada. Para que o monitoramento desse crescimento tenha qualidade, o uso do IMC precisa ser interpretado com base na relação peso versus comprimento (para menores de dois anos) ou peso versus altura (para maiores de dois anos).

Conforme classificação pelo IMC, a conduta recomendada ao profissional da saúde para a criança com sobrepeso ou obesidade é

Carregando...
Q745836

A implantação e o uso do prontuário eletrônico do paciente nos serviços de saúde é fruto dos avanços e da disponibilidade de soluções tecnológicas de guarda, manuseio e processamento de dados na área da saúde. De acordo com a Resolução COFEN n°429/2012:

I. Todo enfermeiro deverá ter sua assinatura digital registrada no prontuário eletrônico do paciente, de modo a garantir a integridade e autenticidade do arquivo eletrônico.

II. O uso do prontuário eletrônico do paciente para registro de informações relativas à prestação de cuidados é vedado ao técnico de enfermagem.

III. Apenas o diagnóstico de enfermagem e as ações/intervenções propostas na consulta de enfermagem devem ser registrados no prontuário eletrônico do paciente.

IV. A cópia impressa dos documentos relativos à assistência ao paciente, como plano de cuidado da enfermagem e receituário, obrigatoriamente deve conter a identificação profissional e a assinatura do responsável pela anotação.

Estão corretas

Carregando...
Q745843

A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

Essa lista precisa ser de conhecimento de todo profissional de saúde, pois a notificação compulsória deve ser realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, como

Carregando...
Q745848

Após a avaliação do cartão vacinal de uma jovem de 22 anos na sala de vacina, o enfermeiro identificou a necessidade de atualização do seu esquema dupla adulto e hepatite B. A jovem informou que se encontrava em uso de antibiótico oral por sete dias, por um processo infeccioso em cavidade oral, sem febre, e ainda, que teve reação local em sua última aplicação da hepatite B, por isso não concluiu o esquema das três doses.

Com base nessas informações, o enfermeiro orientou a jovem sobre as possíveis contraindicações e tomou corretamente a decisão de

Carregando...
Q745850

A obesidade é um agravo multifatorial que tem a sua origem, na maioria dos casos, pelo desequilíbrio metabólico-energético, resultando em um acúmulo calórico, representado pelo maior consumo e menor gasto de calorias pelos indivíduos. O cuidado ofertado aos portadores de sobrepeso e obesidade exige uma contínua ação de vigilância alimentar e nutricional.

As atividades comuns ao cuidado de indivíduos adultos com sobrepeso e aos obesos oferecidas pelas equipes de saúde incluem orientação sobre alimentação adequada e saudável, atividade física e

Carregando...
Q745855

Durante uma consulta de enfermagem, um homem de 48 anos, motorista de ônibus, negro, assintomático, informou que eventualmente sentia um pouco de tontura, mas relacionou o sintoma a problemas no fígado. Faz consumo de bebida alcoólica três vezes por semana, e ainda, é fumante de vinte cigarros por dia. Relata que seu pai era hipertenso e diabético, falecido há dez anos, vítima de um AVC. Sua mãe, também falecida, morreu de infarto aos 72 anos. Seu irmão de 22 anos é cardiopata. A pressão arterial medida na consulta foi de 135 x 85 mmHg e o IMC, 28 kg/m2.

Levando em conta todos esses fatores, a conduta correta da enfermeira neste caso foi uma consulta de enfermagem com abordagem de Mudança de Estilo de Vida (MEV) e

Carregando...
Q745842

As boas práticas em vacinação têm sido exigidas ao enfermeiro no âmbito da saúde coletiva como uma contribuição importante para a vigilância em saúde.

Sobre os conhecimentos gerais em vacinas, é correto afirmar que

Carregando...
Q745847

A Resolução COFEN nº 358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, onde ocorre o cuidado profissional, referindo-se a instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros. O Art. 2º desta resolução trata da organização do Processo de Enfermagem em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

Sobre o diagnóstico de enfermagem, é correto afirmar que é um(a)

Carregando...
Q745854

A definição de que os profissionais do Centro de Material e Esterilização (CME) e da empresa processadora devem receber capacitação específica e periódica encontra-se em conformações estabelecidas no Art. 29 da RDC nº 15, de 15 de março de 2012.

Em uma palestra sobre o assunto, afirmou-se que os profissionais deveriam receber capacitação sobre os seguintes temas:

I. classificação de produtos para saúde;

II. conceitos básicos de imunologia;

III. transporte dos produtos contaminados;

IV. processo de limpeza, desinfecção, preparo, inspeção, acondicionamento, embalagens, esterilização e funcionamento dos equipamentos existentes;

V. separação do lixo orgânico do infectante.

De acordo com a RDC nº 15, estão corretos

Carregando...
Q745839

Um enfermeiro da Unidade Básica de Saúde foi abordado por um adolescente de 17 anos, sexo masculino, referindo a necessidade de uma consulta, pois observou o aparecimento espontâneo de uma ulceração genital, indolor e não exsudativa, há cerca de dois dias. Ao ser questionado, o jovem negou presença de lesões vesiculares em momentos que antecederam o aparecimento da lesão.

Considerando que a unidade não conta com testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, o enfermeiro, conjuntamente à equipe multiprofissional e por meio da abordagem sindrômica, deve tratar

Carregando...
Q745841

No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde/doença no Brasil e contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde.

Com base na Política Nacional de Promoção da Saúde (2014), é correto afirmar que

Carregando...
Q745853

As práticas seguras no processo de cuidado são reguladas pelas Normas Regulamentadoras (NR). A NR nº 32 se aplica à segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde e tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência em geral.

Sobre o acondicionamento e gerenciamento de resíduos, esse dispositivo legal orienta que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282