Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Um adubo químico utilizado nas lavouras de café é composto de Nitrogênio, Fósforo e Potássio. No solo, os íons potássio são absorvidos pelas plantas. Após a colheita, as cascas são queimadas em fornalhas, onde o potássio reaparece como óxido de potássio. Dados: K+1 e O-2
A sequência que representa, respectivamente, os símbolos das palavras em negrito no texto são

Carregando...

Chuva ácida refere-se à deposição úmida de constituintes ácidos presentes na atmosfera, os quais se dissolvem nas nuvens e nas gotas de chuva para formar uma solução com pH inferior a 5,6 . Deste modo, analise as afirmações abaixo.
I. A chuva ácida pode ter causas naturais, pois em algumas regiões localizadas, a chuva pode ser acidificada por emissões naturais provenientes da atividade de vulcões, da queima de biomassa e através de processos metabólicos em algas, fitoplâncton e em algumas plantas presentes em ambientes marinhos, costeiros e continentais.
II. A chuva ácida sempre cai onde foi gerada. Como é desprezível a ação do vento, desaba próxima a fonte poluidora. As enormes chaminés, com as quais se pretendia evitar a poluição, contribuem para que isso aconteça.
III. Uma represa ou um lago acidificado parece limpo e cristalino, mas não contém vida. Os seres vivos são afetados não só pela acidez da água em si, que interfere em seus processos fisiológicos, mas também pela solubilização e mobilização de metais tóxicos à vida aquática. Em geral, à medida que o pH da água se aproxima de 6,0, algumas espécies de crustáceos, insetos e plânctons começam a desaparecer.
É correto o que se afirma em

Carregando...

Faça o balanceamento das reações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes da reação IV.

Carregando...

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Avaliando a Tabela Periódica, um elemento químico é representado pelo seu ___________ e identificado pelo número de __________.

Carregando...

As funções inorgânicas são um conjunto de substâncias que reúne todos os elementos químicos que formam os ácidos, bases, sais e óxidos. As principais funções químicas inorgânicas são encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo.
Observe o conjunto de substâncias inorgânicas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta suas classificações, respectivamente, conforme sua função química.
NaCl, H2CO3, Fe2O3, NaOH, H2SO4

Carregando...

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo.
I. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.
II. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.
III. De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos.
IV. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.
É correto o que se afirma em

Carregando...

Faça o balanceamento das reações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes da reação III.

Carregando...

A energia nuclear é aquela baseada na divisão de átomos de um determinado elemento químico. Ao serem divididos, os átomos liberam uma determinada energia. Para a produção de energia elétrica destinada ao consumo, ficou convencionado que os melhores átomos a serem divididos seriam os dos elementos urânio e plutônio, com maior preferência para o primeiro. Em relação às vantagens da energia nuclear, analise as afirmações abaixo. I. Não libera gases estufa.
II. Exige pequena área para construção da usina.
III. Grande disponibilidade do combustível.
É correto o que se afirma em

Carregando...

Em 1803, o cientista inglês John Dalton, baseado em experiências, conseguiu provar cientificamente a ideia de átomo. Surgia, então, a teoria atômica clássica da matéria.
Sendo assim, um átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétron possui número atômico e número de massa, respectivamente, iguais a

Carregando...

Quando uma reação química ocorre em um determinado sistema, isso acarreta uma troca de calor entre o sistema em reação e o meio ambiente. A Termoquímica estuda essas trocas de calor, assim como o seu aproveitamento na realização de trabalho. Desta forma,
I. se o calor trocado entre o sistema e o meio ambiente é medido à pressão constante, ele é denominado entalpia ou conteúdo calorífico.
II. reação exotérmica é a que ocorre com liberação de calor.
III. reação endotérmica é a que ocorre com absorção de calor.
É correto o que está contido em

Carregando...

A cal viva é um material muito usado por pedreiros, pintores e agricultores, representada pela fórmula CaO. Assinale a alternativa que nomeia corretamente a função representada.

Carregando...

Para produzir sabão artesanal, utiliza-se soda cáustica. O procedimento de reciclar o óleo de cozinha evita graves entupimentos de tubulações nas grandes cidades. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta apenas bases.

Carregando...

Faça o balanceamento das reações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes da reação II.

Carregando...

O leite de magnésia é uma suspensão de Mg(OH)2 em água. Esta suspensão dissolve-se com a adição de HCl, gerando uma solução final aquosa incolor que contém cloreto de magnésio. As funções químicas das substâncias Mg(OH)2, HCl e cloreto de magnésio, respectivamente, são

Carregando...

A carga nuclear consiste no número de prótons do núcleo atômico e é igual ao número atômico do elemento químico correspondente. Os nêutrons, também presentes no núcleo de um átomo, contribuem para a massa atômica, mas não para a carga nuclear. Desta forma, é correto afirmar que
I. o átomo de hidrogênio possui 1 próton e 1 nêutron no seu núcleo.
II. a carga nuclear do átomo de hidrogênio é +1
III. o número atômico do hidrogênio é 1
É correto o que está contido em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282