Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q574914

Algumas regras devem ser seguidas para o perfeito acondicionamento de resíduos gerados nos serviços de saúde e devem ser adotadas por diferentes estabelecimentos, como os de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde, entre outros. Assinale a alternativa na qual os resíduos apresentados podem ser acondicionados juntos até o momento de coleta e transporte externo.

Carregando...
Q574919

Em um dos métodos de ELISA (do inglês “Enzyme Linked Immunsorbent Assay”), os anticorpos identificam antígenos aderidos em um suporte (normalmente uma placa de 96 poços). A ligação entre os antígenos e anticorpos é reconhecida por um segundo tipo de anticorpo chamado “conjugado”, o qual tem ligado em si uma enzima, como a peroxidase. Em uma outra etapa do experimento, é oferecido substrato cromogênico à peroxidase, o qual dará uma reação colorida quando o peróxido de hidrogênio é desdobrado. Para realizar o método de ELISA, o laboratório necessita ter, além dos reagentes,

Carregando...
Q574921

Um dos métodos mais importantes de tinção utilizados em laboratórios de microbiologia é a coloração de Gram. A importância clínica do método reside no fato de que muitas das bactérias associadas a infecções humanas podem ser categorizadas em Gram-positivas ou Gram-negativas, facilitando o diagnóstico de exames biomédicos. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q574926

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos riscos de acidentes com material biológico.

Carregando...
Q574933

Para o diagnóstico e a perfeita classificação das leucemias são necessárias análises morfológicas e citoquímicas tanto do sangue periférico como do aspirado de medula óssea. A importância da classificação das leucemias está no direcionamento da conduta terapêutica a ser empregada, pois, sabendo da origem da leucemia, se linfoide ou mieloide, a terapia é diferenciada. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q574938

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) foi criado em 1973 e, em 1976, foi institucionalizado pelo decreto nº 78.231/76. Considerado referência mundial, o programa tem o objetivo de controlar e/ou erradicar doenças infectocontagiosas e imunopreviníveis. Para ordenar as ações de vacinação, o PNI conta com um calendário de vacinações e com diferentes vacinas, entre elas, a

Carregando...
Q574913

Sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que

Carregando...
Q574918

Recebe o nome de eosinofilia a condição na qual a quantidade de eosinófilos no sangue está acima do normal. Diante desse fato, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q574920

Para recuperar micro-organismos com crescimento lento, em baixos números ou fastidiosos, é necessário um meio de cultura adequado. Assinale a alternativa que apresenta o meio de cultura apropriado.

Carregando...
Q574925

Para a realização de exames de Urina tipo I, são observados os itens presentes nas alternativas abaixo, exceto em uma. Assinale-a.

Carregando...
Q574932

Diferentes exames laboratoriais são pedidos a um paciente que foi diagnosticado com diabetes tipo I. Assinale a alternativa que apresenta dois dos exames laboratoriais pedidos.

Carregando...
Q574937

Segundo a Lei Orgânica da Saúde (8.080/90), “a Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.” Com relação às ações da Vigilância Sanitária, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q574912

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. A respeito da Estratégia de Saúde de Família, é correto afirmar que

Carregando...
Q574917

A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) é utilizada amplamente em exames laboratoriais devido a sua exatidão para detecção de doenças infecciosas e hereditárias. Devido a tal fato, desde a década de 90 do século passado, a doença de Chagas tem sido diagnosticada por essa técnica. Assinale alternativa que justifica o uso da técnica de PCR para a diagnose da Doença de Chagas.

Carregando...
Q574924

Para o diagnóstico correto de doença hepática, é necessário realizar anamnese detalhada do paciente, além da inspeção física, suporte laboratorial e exames de imagem. Entre as hepatopatias, cirrose também pode ser classificada clinicamente. Assinale a alternativa que apresenta um dos exames bioquímicos para separar pacientes em grupos de risco antes de serem submetidos à cirurgia de descompressão portal.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282