O endomarketing visa a manter todos os integrantes da
organização plenamente informados sobre a sua cultura,
política, objetivos e diretrizes. Sobre o assunto, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Visando à educação e à cultura organizacional,
projetos de endomarketing têm que valorizar o ser
humano e melhorar o grau de comprometimento das
pessoas.
( ) Os projetos de endomarketing são essencialmente
sistêmicos.
( ) Os projetos de endomarketing ganharam força, pois
diminuem os custos com propaganda e publicidade.
( ) Endomarketing é a tarefa bem–sucedida de
contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que
desejam atender bem aos consumidores.
( ) Atitudes de endomarketing são decisões da alta
direção da empresa, no sentido de proporcionar um
maior e melhor nível de informação aos acionistas e
de integrá–los ao mercado externo.
Uma empresa moderna caracteriza–se por uma organização complexa, e esse tipo de organização requer uma interdependência estreita entre seus setores, entre todas as suas atividades e operações. Essa interdependência ou a coesão interna é fator essencial para sua eficiência. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O endomarketing possui uma importância estratégica dentro das organizações, pois motiva, incentiva o bom relacionamento e gera comprometimento.
II. Os pioneiros no desenvolvimento de projetos de endomarketing foram os ingleses, logo após a Revolução Industrial, uma vez que precisavam “vender” a ideia industrial para uma mão de obra ainda rural.
III. O endomarketing, hoje, é visto como um meio de diminuir o isolamento departamental.
IV. Deve–se partir da premissa de que o público–alvo dos processos gerenciais de endomarketing e, por conseguinte, dos seus programas, são os parceiros externos, pois esses precisam ser conquistados e retidos com serviços e produtos de qualidade.
É correto o que se afirma em