Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
A análise do discurso, adequada para o processamento de materiais provindos de entrevistas e grupos focais, é definida como técnica de extração de indicadores, quantitativos ou não, dos materiais verbais com vistas à inferência de conhecimentos relativos às condições de comunicação das mensagens.
Um psicólogo foi denunciado por suspeita de ter sido conivente com ações irregulares ao trabalhar junto a uma empresa prestadora de serviços de recolocação profissional. Essa empresa recebia currículos, convocava candidatos para a realização de testes psicológicos aplicados por esse psicólogo, e encaminhava os candidatos selecionados para preenchimento das vagas no mercado de trabalho. De acordo com a denúncia, após o processo seletivo, o psicólogo fazia devolutivas dos resultados aos candidatos que pagavam antecipadamente para participar dos testes psicológicos, não explicava a conclusão a que chegara a partir da avaliação feita, não apresentava com clareza os motivos que levavam os candidatos a não serem aprovados para o cargo pretendido e apresentava relatórios incompletos, referentes ao processo seletivo em que cada candidato convocado estava envolvido.
Considerando a situação hipotética apresentada, os dilemas éticos e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia, julgue o item a seguir.
É vedado ao psicólogo acumpliciar-se com pessoas ou organizações que exerçam ou favoreçam o exercício ilegal da profissão de psicólogo ou de qualquer outra atividade profissional.
Julgue o próximo item, relativos a teorias e técnicas psicoterápicas.
A abordagem cognitivo-comportamental nas intervenções de pacientes em crise deve ser evitada, uma vez que por meio dela enfatizam-se os pensamentos automáticos e esquemas do indivíduo, que o fazem lidar com os sistemas de crenças, suposições com ele mesmo e percepções futuras e gerais.
No que se refere a transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item que se segue.
As intervenções terapêuticas indicadas para o TEPT incluem terapias cognitivas e comportamentais; reprocessamento e dessensibilização de traumas por meio do movimento ocular (EMDR); psicoterapia psicodinâmica; interrogatório psicológico (debriefing); e psicoeducação e apoio.
Julgue o próximo item, relativo à psicologia da saúde.
Na prevenção primária relacionada ao uso e consumo de substâncias, a intervenção breve, que pode ser aplicada, entre outros, por médicos, psicólogos e enfermeiros, apresenta-se como um instrumento eficaz com foco na prevenção ou promoção de saúde e na concepção de saúde ampliada.
Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.
Com o objetivo de promover a saúde ou reduzir o estresse do trabalhador, é adequado que o psicólogo inclua em sua prática oficinas ou diferentes tipos de grupos que envolvam profissionais de variadas áreas da instituição, como, por exemplo, administradores e advogados.
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.
Em situações de acidente no trabalho que causam lesão clinicamente significativa e dor, é esperado que o trabalhador interrompa a tarefa de imediato porque a percepção de dor é proporcional à lesão e induz e demanda a interrupção da atividade.
Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
A combinação entre planejamento estratégico e gestão de pessoas resulta na gestão estratégica de pessoas, a qual atua para que a organização alcance seus objetivos.
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
O gerenciamento de conflitos por meio do conflito programado estimula um debate de pontos de vista opostos para se entender melhor uma situação-problema.
Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
Eventos educacionais de curta e média duração focados na melhoria do desempenho funcional e na qualificação profissional contínua são exemplos de treinamento nas organizações.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
Tanto coaching quanto mentoring referem-se ao processo de troca de experiências e aprendizagens entre o profissional mais experiente e o profissional sob sua orientação.
Acerca de gestão por competências nas organizações, julgue o item seguinte.
O conceito de competência pode ser utilizado como referencial para a construção de instrumentos de gestão e como forma de compreender a gestão de pessoas nas organizações contemporâneas.
Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.
As decisões gerenciais sobre remuneração tomadas com base nos resultados de avaliações de desempenho contribuem para o desenvolvimento individual e para o aprimoramento do desempenho.
Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.
Para a efetiva implantação da política no órgão, um conjunto de práticas de gestão do conhecimento deverá ser estabelecido para cada um dos seguintes fatores críticos: humano, organizacional, tecnológico e gerencial.
Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.
No caso de o órgão dispor de uma política de gestão de desempenho, o setor poderá utilizar com segurança os resultados das avaliações de desempenho individual se, antes, atestar a validade de construto das medidas pertinentes e a sua capacidade de predizer com êxito o desempenho real dos gestores.