Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

A abordagem CTS se insere de maneira natural nas sugestões constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Física.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Ao adotar uma perspectiva fundamentada em habilidades e competências, os PCNEM admitem que a avaliação seja realizada exclusivamente a partir de provas, cuja análise psicométrica assegura a medida da compreensão dos alunos.

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

A abordagem CTS trata das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM resgatam o aprendizado da física em si mesma, negligenciado nas últimas revisões curriculares.

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.

Os espaços não formais de ensino de física incluem ambientes como museus, teatros e até mesmo oficinas, mas não englobam espaços como a praça pública, que, por serem abertos, são pouco adaptados para o aprendizado.

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

A despeito de sua novidade relativa, a abordagem CTS parte do pressuposto da neutralidade científica, perspectiva largamente contestada nos dias atuais.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM assumem que a área de ciências da natureza também deve primar por promover competências e habilidades voltadas para julgamentos práticos.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM assumem, especificamente do ponto de vista da física, que os conhecimentos físicos sejam incorporados a uma narrativa histórica, que insere a física no rol de construções sociais humanas.

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

A abordagem CTS tem por função disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM não adotam uma perspectiva interdisciplinar porque a abordagem fundamentada em habilidades e competências é incompatível com a interdisciplinaridade.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Segundo os PCNEM, o ensino por habilidades e competências deve ser construído por meio de vivências.

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.

Transposição didática é um conceito similar ao conceito de divulgação científica.

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM afirmam que, na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, os objetivos educacionais podem ter mais ambição formativa quanto ao conteúdo, mas devem permanecer as habilidades e competências já tratadas no ensino fundamental, visto que estas são genéricas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282