Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.
De acordo com as disposições constantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os itens a seguir.
Ainda que a base curricular nacional deva ser a mesma para a educação básica de todos os estados brasileiros, é permitido aos estabelecimentos escolares complementar seu currículo com partes diversificadas que abarquem o contexto sociocultural dos educandos.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens subsecutivos.
A proposta de temas transversais deve se inserir na grade curricular comum por meio da criação de disciplinas específicas voltadas a atender as demandas da sociedade contemporânea, sobretudo as metas educativas relativas à formação da cidadania.
No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue os seguintes itens.
A promoção humanística e cultural, em detrimento da promoção científica e tecnológica, é a diretriz que orienta as metas e estratégias referentes à qualidade da educação básica brasileira.
Julgue os próximos itens, relativos à educação de adultos.
A alfabetização e a formação profissional são eixos de atuação no campo da educação de adultos; a formação continuada, por sua vez, diz respeito ao campo da pedagogia de educação corporativa.
Acerca do projeto político-pedagógico, documento norteador das atividades de formação de uma instituição educacional, julgue os itens seguintes.
Por ser um instrumento norteador do trabalho de formação da organização, o projeto político-pedagógico deve ser elaborado por especialistas, sem a participação da equipe de formação, a quem cabe a sua execução.
A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir
A opção pela formação por meio das trilhas de aprendizagem reduz a responsabilidade da empresa, uma vez que o empregado traça, de forma autônoma, os caminhos a serem seguidos, buscando a sua formação de maneira independente.
Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.
Na elaboração do planejamento de ensino, o profissional deve delinear os objetivos e conteúdos a serem alcançados, de modo a cumprir um requisito formal e burocrático estabelecido no programa da disciplina e no programa institucional.
Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A ação pedagógica no contexto dos projetos sociais está voltada à inserção social dos sujeitos envolvidos, razão por que dispensa a realização de planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos estabelecidos.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
Os portais e-learning auxiliam no treinamento e na catalogação do capital intelectual de uma empresa porque, além de constituírem um ambiente favorável ao ensino, conferem ao usuário a possibilidade de personalização/interação do/com o ambiente de aprendizado, de desenvolvimento do conteúdo, de revisão didática e, até mesmo, de melhoria da interface.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
Os avanços tecnológicos propiciam novas possibilidades para o conhecimento nas organizações e, apesar da importância do contato pessoal e da colaboração para os processos de aprendizado organizacional, os melhores sistemas de informação e ferramentas de comunicação ainda dependem essencialmente dos inputs individuais.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.
As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.
De acordo com as disposições constantes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os itens a seguir.
O sistema federal de ensino compreende, de forma exclusiva, as instituições federais de educação superior.
No que se refere ao Plano Nacional de Educação (PNE), julgue os seguintes itens.
A erradicação do analfabetismo foi excluída do rol de metas do PNE, uma vez que tal problema foi recentemente extinguido da realidade brasileira.