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A tabela seguinte mostra as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) brasileiro e suas fontes de financiamento nos anos de 2013 e 2014.

Em uma conjuntura de política monetária restritiva, quanto

maior for a parcela da dívida mobiliária federal indexada à taxa

SELIC, maiores serão os superávits primários necessários para

estabilizar a dívida pública.

A respeito de risco e retorno e dos resultados clássicos relacionados à teoria de carteiras, julgue os seguintes itens.

O retorno esperado médio de um portfólio é calculado a partir

da média aritmética ponderada dos ativos que o compõem.

A tabela seguinte mostra as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) brasileiro e suas fontes de financiamento nos anos de 2013 e 2014.

Entre 2013 e 2014, a dívida fiscal líquida cresceu mais de

R$ 340 bilhões, montante que representa a necessidade

de financiamento do setor público em 2014.

O balanço de pagamentos mostrado a seguir corresponde ao resultado das contas externas brasileiras, até o mês de junho, para os anos de 2015 e 2016.

A respeito dos resultados do balanço de pagamentos apresentado, bem como de conceitos e instrumentos de política cambial, julgue os itens subsecutivos.

Se o saldo de investimento externo direto tivesse sido igual a zero tanto em junho de 2015 como em junho de 2016, haveria maior

necessidade de financiamento externo do déficit nas transações correntes de junho de 2016 do que nas de junho de 2015.

A respeito de risco e retorno e dos resultados clássicos relacionados à teoria de carteiras, julgue os seguintes itens.

O risco de um portfólio composto por dois ativos reduz-se à

medida que o coeficiente de correlação entre esses ativos

aumenta.

O balanço de pagamentos mostrado a seguir corresponde ao resultado das contas externas brasileiras, até o mês de junho, para os anos de 2015 e 2016.

A respeito dos resultados do balanço de pagamentos apresentado, bem como de conceitos e instrumentos de política cambial, julgue os itens subsecutivos.

O aumento do superávit na balança comercial verificado nos resultados acumulados de janeiro a junho nos anos de 2015 e 2016 é

compatível com uma conjuntura de apreciação do real em relação ao dólar, o que favoreceu os exportadores.

O balanço de pagamentos mostrado a seguir corresponde ao resultado das contas externas brasileiras, até o mês de junho, para os anos de 2015 e 2016.

A respeito dos resultados do balanço de pagamentos apresentado, bem como de conceitos e instrumentos de política cambial, julgue os itens subsecutivos.

Houve, em junho de 2016, variação negativa das reservas internacionais.

A tabela seguinte mostra as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) brasileiro e suas fontes de financiamento nos anos de 2013 e 2014.

Em 2013, embora o resultado nominal das contas públicas

tenha sido deficitário, o resultado primário foi superavitário,

indicando que, naquele exercício, as receitas do governo

superaram as despesas, inclusive as referentes à dívida pública

contraída em exercícios anteriores

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