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David Beetham afirma que o conceito de democracia é incontestável: é uma forma de tomada de decisões públicas que concede ao povo o controle social. Resta, prossegue ele, a indefinição quanto às teorias da democracia, que discutem "quanto de democracia é desejável ou praticável, e como ela pode ser realizada em uma forma institucional sustentável". Luis Felipe Miguel. Teoria democrática atual: esboço de mapeamento.

BIB: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. São Paulo, n.º 59, 1.º sem. 2005, p. 5 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os itens de 117 a 122, acerca da teoria democrática.

Segundo Robert Dahl, os elementos procedimentais e os substantivos da democracia não podem ser separados, ou seja, o processo eleitoral deve estar conectado a uma cidadania razoavelmente inclusiva.

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

As estratificações sociais são sistemas de classificação não universalizantes e representados por distribuição assimétrica entre direitos e obrigações.

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

Mobilidade social é um conceito que se refere a mudanças na posição econômica, social, religiosa e ideológica de um indivíduo ou de um estrato social.

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue os itens a seguir.

Segundo Bergmann, a finalidade da ideologia é deslocar a teoria e o intelecto das incrustações da praxe, e, segundo Marx, a ideologia libera a praxe das incorreções da teoria e da consciência.

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

Sociedades, comunidades ou grupos somente se constituem como estrutura social quando se comportam de modo regular e previsível.

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

Na concepção de Weber, a compreensão de sociedade está calcada na racionalização burocrática, que, por sua vez, consiste na organização eficaz de pessoas.

Novembro de 1880. O chefe de polícia da Bahia, Virgílio Silvestre de Faria, tinha, entre as atribuições do dia, mais um caso de fuga de escravo. Questão corriqueira. Dessa vez, tratava-se de Alexandrina, uma parda clara, quase branca, com dezoito ou dezenove anos, propriedade do professor Rafael Montalvão. Nada incomum haveria nessa história se o chefe de polícia não considerasse que aquela infeliz escrava merecia outro destino, outro lugar naquela sociedade. Decidido a ajudá-la, Virgílio Faria propôs ao senhor de Alexandrina que não alimentasse qualquer capricho contra ela e aceitasse alforriá-la por um preço razoável. O empenho e a sensibilidade da autoridade policial tinham uma razão nada fortuita: Alexandrina era mulher quase branca que se [viu] entregue às durezas da escravidão.

Wlamyra R. de Albuquerque. Introdução. In: O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 32-33 (com adaptações).

Considerando os sentidos do texto acima e a temática nele abordada, julgue os itens a seguir.

O Projeto UNESCO, datado do início da década de cinquenta do século passado, foi criado para que se avaliasse a questão racial no Brasil e, embora não tenha produzido grande impacto social, reafirmou e fortaleceu as avaliações culturalistas relativas ao problema racial brasileiro.

O percurso da cidadania no Brasil, como não poderia deixar de ser, seguiu os rumos da história do país. Um país que se tornou independente com a maior parte da população excluída dos direitos civis e políticos e sequer mobilizada por um sentimento de nacionalidade. Uma monarquia, cercada de repúblicas por todos os lados, significou um desafio à experiência nacional, no sentido de se reverem conceitos como ser "súdito" ou ser "soberano". Estava (e está) em questão, pois, o status desse cidadão, que repassa a própria identidade do indivíduo moderno, e é por ele reivindicada, uma vez que não se quer mais ser apenas "súdito", ou seja, simples sujeito de deveres e destinatário passivo de comandos.

André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (Orgs). Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012, p. 19.

Tendo o texto acima como referência e considerando a questão da cidadania no Brasil, julgue os itens de 194 a 198.

As políticas de ação afirmativa voltadas para a população negra desenvolvidas no Brasil desde o início dos anos 2000, têm gerado polêmicas sociais, mas não jurídicas.

No que se refere à legitimidade, às dimensões do poder, ao Estado e à sociedade, julgue os itens a seguir

A especialização do Estado moderno, responsável pela diferenciação entre Estado e sociedade, contribuiu para o surgimento do conceito de sociedade civil.

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

As estruturas sociais, assim como as classes, o status e os partidos, atendem a um padrão de fixidez determinado pelas condições econômicas dos indivíduos.

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

As classes sociais são coletividades societárias, ao passo que os estamentos são coletividades comunitárias.

No que se refere ao conceito de ideologia, julgue os itens a seguir.

A conceituação de ideologia como falsa motivação sustenta-se pela diferenciação entre causas imaginárias e causas preditivas.

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

No que se refere à política, o alicerce dos estados democráticos liberais é a participação popular contínua.

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

De acordo com Marx, sistema social estável é concomitante ao equilíbrio instável entre os grupos homogêneos de uma sociedade.

Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade — daremos ao mundo o "homem cordial". A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal. Sergio Buarque de Holanda.

Raízes do Brasil. 26.ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 146-147.

Considerando as ideias do trecho acima e o pensamento político e social brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Segundo Sergio Buarque de Holanda, a cordialidade, traço característico do brasileiro, constitui um fator positivo para o processo de construção do Estado democrático e impessoal no Brasil.

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