Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 66 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A respeito da expressão gênica e da organização dos cromossomos, julgue o item subsecutivo.

A acetilação de resíduos de lisinas na cauda N-terminal de histonas nucleossômicas pelas HATs ou histonasacetiltransferases promove uma descondensação parcial da cromatina, tornando-a ativa para a transcrição.

Carregando...

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.

Na microextração em fase sólida, a amostra é passada por uma fibra de sílica modificada, na qual o analito é adsorvido, ocorrendo sua remoção por aquecimento em um sistema conectado a um cromatógrafo a gás.

Carregando...

Diversos laboratórios analíticos têm adotado sistemas de gestão da qualidade como ferramentas para elevar a confiabilidade das análises realizadas. Acerca das normas ou protocolos que regulamentam os sistemas de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.

Os laboratórios de calibração e ensaios que atendem aos requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC n.º 17.025/2005 operam em um sistema de gestão da qualidade que também atende aos princípios da Norma ABNT NBR ISO 9001.

Carregando...

O biodísel pode ser obtido a partir da reação de transesterificação do óleo de soja catalisada por base. Com o objetivo de aumentar o rendimento do produto dessa reação em bancada, foi aplicada a metodologia de planejamento fatorial, sendo os fatores, níveis estudados e efeitos obtidos apresentados na tabela abaixo.

Para aumentar o rendimento da reação em apreço deve-se usar KOH e realizá-la à temperatura de 50 ºC durante o tempo de 60 min.

Carregando...



A utilização dos fenômenos de fluorescência e fosforescência molecular como técnicas analíticas possibilitou o desenvolvimento de vários métodos de alta sensibilidade. A figura acima apresenta os espectros de excitação e emissão da molécula de riboflavina. Com relação a esses espectros e à fluorescência e fosforescência molecular, julgue o item subsecutivo.

Os espectros mostrados na figura em apreço indicam que a riboflavina possui dois níveis de energia singleto sendo excitados e que existe sobreposição dos níveis vibracionais desses dois estados eletrônicos.

Carregando...

O uso simultâneo de medicamentos, bastante comum na terceira idade, pode provocar desde um mal-estar a reações alérgicas graves, quando não há orientação médico-farmacêutica adequada. Acerca de interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.

A potência da interação antagonista do fármaco depende de dois parâmetros importantes: afinidade, que é a sua tendência de se ligar aos receptores, e da eficácia, que se refere à capacidade do fármaco de, uma vez ligado aos receptores, iniciar os efeitos.

Carregando...

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue os itens seguintes.

Os altos níveis de mercúrio encontrados em peixes da região amazônica brasileira explicam-se, principalmente, pela intensa atividade garimpeira na região, na qual é utilizada a forma metálica do mercúrio para a purificação do ouro.

Carregando...



Considerando o heredograma apresentado acima, julgue os itens seguintes.

O heredograma é compatível com o padrão de herança esperado para a heterodissomia, uma forma de dissomia uniparental.

Carregando...

Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. O órgão manteve, em contrapartida, a permissão da venda da sibutramina, ainda que tenha incrementado os controles relacionados à sua prescrição. Acerca dessas substâncias e de seus aspectos farmacológicos, julgue os itens que se seguem.

As anfetaminas aumentam a dopamina sináptica, devido principalmente ao bloqueio da recaptação.

Carregando...

Com relação a proteínas e enzimas, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma determinada enzima hidrolase possua uma mutação gênica que resulte na substituição de um aminoácido em seu sítio catalítico. Considere, ainda, que tenham sido determinados os parâmetros cinéticos da enzima sem a mutação e com a mutação cujos os valores são mostrados abaixo, usando-se para isso, o substrato X. Enzima sem mutação:
Km = 14,0 µM, kcat = 98,0 s-1 e kcat/Km = 7,0 µM!2-1 s!-1 Enzima com hipotética mutação: Km = 6,0 µM, kcat = 78 s-1 e kcat/Km = 13,0 µM!-1 s-1
Nesse caso, é correto concluir que a enzima com mutação realizada apresentou melhor eficiência catalítica.

Carregando...



O LSD é uma droga ilícita semissintética derivada do ácido lisérgico, descoberto, em 1938, pelo químico suíço Albert Hofmann, como parte de um grande programa de pesquisa em busca de derivados de alcaloides ergolina que impedissem o sangramento excessivo após o parto. A rota biossintética do ácido lisérgico inicia-se com o aminoácido triptofano e passa por vários intermediários oriundos de metabolismo secundário como o aldeído chanoclavina e a agroclavina. Considerando essas informações e as estruturas moleculares mostradas acima, julgue os itens subsequentes.

A agroclavina não apresenta uma ligação C=C pró-quiral.

Carregando...

Julgue os itens subsequentes, relativos à identificação, em laboratório, da natureza química de determinada amostra de pó branco extraída com uma mistura de metanol/acetato de etila.

Suponha que as substâncias presentes na amostra não apresentem Rf comparáveis com os padrões analíticos disponíveis no laboratório. Nessa situação, deve-se analisar o extrato por cromatografia gasosa, que é a técnica recomendada para análise direta de compostos polares.

Carregando...



A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue os próximos itens.

Um dos detectores mais utilizados na CLAE é o de ultravioleta, que pode detectar todos os compostos acima representados.

Carregando...

O uso simultâneo de medicamentos, bastante comum na terceira idade, pode provocar desde um mal-estar a reações alérgicas graves, quando não há orientação médico-farmacêutica adequada. Acerca de interações medicamentosas, julgue os itens subsequentes.

O uso concomitante de duas classes de fármacos que atuam no mesmo local de ação deve ser evitado, principalmente, devido à exacerbação dos efeitos colaterais.

Carregando...

As plantas contêm diversos metabólitos secundários e a extração desses metabólitos depende do meio extrator. A escolha do método e dos reagentes deve levar em consideração a maximização da eficiência da reação e a garantia do maior ou do menor número de metabólitos, dependendo do caso em estudo. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A extração de drogas vegetais em laboratório utilizando-se soxlet apresenta como vantagem a reutilização de solvente aquecido, otimizando-se o processo de extração.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Certo
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) Certo
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282