Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 65 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros



A figura acima ilustra um caso hipotético de projeto de rodovia federal em pavimento flexível, no qual se tem como premissa uma extensão total de 100 km, número N de projeto igual a 1,2 × 107, seção transversal do pavimento composta de revestimento, base e sub-base, e linear de ocorrência de materiais. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

Considerando-se a disposição das pedreiras, o areal e as jazidas que serão utilizadas durante a construção da rodovia, a melhor localização para o canteiro de obras será no km 90, por localizar-se próximo à zona urbana.

Carregando...

Um distrito industrial é abastecido por diversas fontes de água. A condução da água dessas fontes é direcionada a três reservatórios: um superior (SU), um intermediário (IT) e um inferior (IN), que abastecem o distrito industrial por meio de uma rede fechada em anéis, de acordo com o esquema apresentado acima.

A respeito do funcionamento hidráulico desse sistema de abastecimento, julgue os itens seguintes.

Se a cota piezométrica do nó 1 for superior ao nível do reservatório intermediário, então o reservatório superior estará abastecendo o reservatório intermediário.

Carregando...

A respeito dos sistemas referenciais oficiais, julgue os itens a seguir.

Para o cálculo do custo horário de equipamentos, de acordo com o SICRO 2, consideram-se os custos horários para condições leves, médias e pesadas; a vida útil dos equipamentos; os custos de manutenção de equipamentos; o critério para estabelecimento do valor residual dos equipamentos; a depreciação; o seguro e, também, os impostos e o custo de equipamento operativo e improdutivo.

Carregando...

Com relação a planejamento de projetos e obras de engenharia, julgue os itens subsecutivos.

As normas regulamentadoras que discorrem a respeito de saúde e segurança do trabalho estabelecem diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas corretivos de segurança nos processos, nas condições e no ambiente de trabalho.

Carregando...

Com relação à elaboração e execução de projetos de barragens, julgue os itens que se seguem.

Entre os elementos que compõem uma barragem de terra, destaca-se a vedação, que tem a função de conduzir o fluxo d’água que percola pelo maciço, além dos drenos vertical e horizontal, que têm a finalidade de reduzir e de controlar o fluxo de água pelo corpo da barragem.

Carregando...

Com relação a planejamento de projetos e obras de engenharia, julgue os itens subsecutivos.

A norma NBR n.º 12.721/2007 fornece uma relação metódica dos conceitos, cálculos de áreas, coeficientes e custos. A estimativa dos custos da construção deve ser arquivada no Ofício de Registros de Imóveis pelo incorporador.

Carregando...

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue os próximos itens.

Se um cimento asfáltico de petróleo for classificado como CAP 85-100, apresentará ponto de fulgor entre 85 ºC e 100 ºC.

Carregando...

Julgue os itens subsequentes, relativos a projeto e execução de edificações.

A técnica de solo grampeado pode ser utilizada tanto para a estabilização de taludes em solo quanto para o escoramento de escavações.

Carregando...

Considerando as informações da figura acima, que ilustra uma viga protendida em concreto pré-moldado, biapoiada e formando um sistema isostático, julgue os itens a seguir.

Considerando que atuarão na peça apenas os esforços de protensão, é correto afirmar que, nas regiões de ancoragem do cabo, haverá esforços transversais de tração que devem ser considerados no detalhamento da armadura dessas regiões.

Carregando...

A aplicação de cargas a uma estrutura faz que ela se deforme e, em consequência da deformação, são produzidas várias forças nos componentes que formam a estrutura. O cálculo do valor dessas forças e das deformações que as causaram denomina-se análise estrutural. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Para uma coluna de L metros de comprimento e raio de giração igual a r metros, rotulada nas duas extremidades, a relação L/r corresponde ao seu índice de esbeltez.

Carregando...

De acordo com a Lei n.o 12.462/2011, que institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), julgue os itens que se seguem.

Ao se adotarem contratações por RDC, aplicam-se, nas situações omissas, as normas e os procedimentos contidos na Lei n.o 8.666/1993.

Carregando...

Com base na NBR 13.752:1996, que trata de perícias de engenharia

na construção civil, julgue os itens subsequentes.

Vícios redibitórios, por diminuírem o valor do bem, podem gerar abatimento do preço pago.

Carregando...

A respeito de patologia em obras de engenharia, julgue os próximos

itens.

Fendas, afundamentos e exsudação são defeitos em pavimentos flexíveis considerados no cálculo do índice de gravidade global (IGG).

Carregando...

Com referência a obras portuárias, julgue os itens subsecutivos.

Cabreas e portainers são equipamentos de operação utilizados em portos.

Carregando...

A respeito dos sistemas referenciais oficiais, julgue os itens a seguir.

O SICRO 2 e o SINAPI dividem os encargos sociais nos grupos A, B, C e D. No grupo A, estão incluídas as obrigações que incidem diretamente sobre a folha de pagamento e que são regulamentadas de acordo com a legislação. No grupo B, são considerados os dias em que, mesmo não havendo prestação de serviço, o empregado tenha direito a remuneração.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) Certo
  • 11) Errado
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282