Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue
os próximos itens.
Sem desrespeito às normas de colocação pronominal, pode-se empregar o pronome se, em um dia se fez acompanhar (L.16-17), posposto à primeira forma verbal um dia fez-se acompanhar e, em Um casal abraçava-se (L.31), empregá-lo anteposto ao verbo Um casal se abraçava.
Com referência à sintaxe dos períodos acima enumerados, julgue os
itens que se seguem.
No período 1, o termo que, na oração que lhe cheirava a atestado de óbito, classificado como pronome relativo, pode ser substituído por o qual, sem prejuízo à correção gramatical do período.
Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens
de 91 a 95.
Na linha 6, o termo que poderia ser substituído por o qual, visto que se trata de pronome relativo referente ao mundo grego.
A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas
linguísticas, julgue os itens de 9 a 15.
O texto é predominantemente argumentativo; nele, o autor expõe suas ideias de forma a convencer o leitor e usa, para esse fim, imagens do mundo real e exemplos tirados de sua própria experiência.
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos textuais,
gramaticais e estilísticos do texto acima.
Considerando-se as características dos enunciados, o modo como estes se organizam e a obra em que se insere o texto, é correto caracterizá-lo como informativo e didático, com linguagem adequada à compreensão do público em geral.