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Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), conforme o

Ministério da Educação (MEC), constituem um referencial

de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e

no Ensino Médio em todo o País, tendo por função orientar

e garantir a coerência dos investimentos.

Dessa forma, os PCN

As teorias pedagógicas evidenciam diferentes compreensões

da relação educação e sociedade.

São elementos fundamentais da pedagogia liberal tecnicista:

Cada nova ideologia, nova moda econômica ou política, pedagógica e acadêmica, cada novo governante, gestor ou

tecnocrata até de agências de financiamento se julgam no direito de nos dizer o que não somos e o que devemos ser,

de definir nosso perfil, de redefinir nosso papel social, nossos saberes e competências.

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 24

No texto de Miguel Arroyo, verifica-se a(o)

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

Presença constante no cenário escolar, os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem, que


Numa abordagem cognitivista, centrada na proposta de Piaget, a resposta de Manolito à sua professora revela a(o)

A categoria de juventude foi construída ao longo da era

moderna e está diretamente relacionada à educação nas

sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação

universalmente reconhecida sobre o que é juventude,

algumas características gerais são aceitas por

especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as

políticas educacionais promovidas durante o século XX

buscaram contemplá-las.

Nesse sentido, tem-se que

A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos

tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de

normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades

do desenvolvimento dos conteúdos programá-

ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.

Tais conteúdos devem ser permeados por temas que

A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

Lei Federal n 9394, de 20 de dezembro de 1996,

com o objetivo de adequar o trabalho do magistério ao

novo cenário da educação escolar, determina como uma

competência própria dos docentes

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei

Federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina

que o ensino seja ministrado com base nos seguintes

princípios, À EXCEÇÃO DE

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