Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), conforme o
Ministério da Educação (MEC), constituem um referencial
de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e
no Ensino Médio em todo o País, tendo por função orientar
e garantir a coerência dos investimentos.
Dessa forma, os PCN
As teorias pedagógicas evidenciam diferentes compreensões
da relação educação e sociedade.
São elementos fundamentais da pedagogia liberal tecnicista:
Cada nova ideologia, nova moda econômica ou política, pedagógica e acadêmica, cada novo governante, gestor ou
tecnocrata até de agências de financiamento se julgam no direito de nos dizer o que não somos e o que devemos ser,
de definir nosso perfil, de redefinir nosso papel social, nossos saberes e competências.
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p. 24
No texto de Miguel Arroyo, verifica-se a(o)
Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas
para a análise da qualidade do ensino oferecido em
redes públicas.
No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,
constitui-se dos alunos
Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão
social.
Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à
escola
Presença constante no cenário escolar, os recursos didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem, que
Numa abordagem cognitivista, centrada na proposta de Piaget, a resposta de Manolito à sua professora revela a(o)
A categoria de juventude foi construída ao longo da era
moderna e está diretamente relacionada à educação nas
sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação
universalmente reconhecida sobre o que é juventude,
algumas características gerais são aceitas por
especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as
políticas educacionais promovidas durante o século XX
buscaram contemplá-las.
Nesse sentido, tem-se que
A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos
tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de
normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades
do desenvolvimento dos conteúdos programá-
ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.
Tais conteúdos devem ser permeados por temas que
A avaliação tem sido um tema constante nos debates
sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso
escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira
sobre educação vêm refletindo esses debates, como
demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida
na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20
de dezembro de 1996
Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
Lei Federal n 9394, de 20 de dezembro de 1996,
com o objetivo de adequar o trabalho do magistério ao
novo cenário da educação escolar, determina como uma
competência própria dos docentes
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei
Federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina
que o ensino seja ministrado com base nos seguintes
princípios, À EXCEÇÃO DE